Pesquisa de Jorginaldo Moreira dos Santos

Pesquisas do Historiador Jorginaldo Moreira dos Santos (General Sampaio/CE)

Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Campeonato Roraimense de Futebol

Campeonato Roraimense de Futebol
1920/2019 - 100 Anos

Federação Roraimense de Futebol

Pesquisa de Jorginaldo Moreira dos Santos
Natural de General Sampaio/CE
Estudante em Mestrado pela Lusofona de Lisboa/Portugal



Campeonatos dos Anos 1920-1929


O Campeonato de Futebol do Estado de Roraima teve seu inicio possivelmente nos idos entre 1920 a 1923, pois no certame de 1924 as fotos revelam o campo de futebol com estruturas de estádio para a época, existindo uma cerca de isolamento, barracão onde a sociedade acompanhava os jogos, mastros para as bandeiras do Brasil e das equipes que realizavam o jogo, e um grande público que prestigiava a competição. Uma das equipes existentes neste período foi o Rio Branco Sport Club, sendo fundado em 20 ou 21 de abril de 1920, segundo alguns registros, porém necessitando de mais informações sobre a veracidade desta informação. No ano de 1921 o Sr. Victor Motta assim resumiu sobre Boa Vista: "...é um logar onde a vida é fácil: o trabalho é bem recompensado e onde não soffre o horror das angustias que vem experimentando o resto da população do Amazonas. Quanto a alimentação diz elle, é farta boa e barata...", essa matéria foi publicado em vários jornais do Brasil entre eles O Paiz, em 22 de junho de 1921. Esses fatores fizeram que houvesse uma migração para a região impulsionando o futebol local. Nesta época a Vila de Boa Vista do Rio Branco pertencia ao município de Moura no estado do Amazonas, onde a capital Manaus já tinha o desenvolvimento do futebol com os certames desde 1914, havendo um intercambio entre a mesma e a vila, que transportava de barco os habitantes da região. Em 1917 o Jornal "A Capital" de Manáos, no dia 29 de agosto descreveu como era Boa Vista do Rio Branco, onde apresentava casas bem construídas de pedra e cal, sendo coberta de telhas. As embarcações que chegavam ao local atracavam em um barranco, saltado os passageiros com o auxilio de pranchas. Já as ruas da vila, eram bem largas, não havendo calçamento mas sendo limpas e secas mesmo na estação chuvosa. Apesar de existir muitas ruas a vila era constituída apenas de 49 casas e barracas, havendo um espaçamento entre os prédios. Esse tabloide informa ainda que atras da vila existia os campos gerais onde o local poderia crescer. Já o Jornal do Rio Branco do mesmo ano informa que a vila tinha 282 habitantes e cinquenta e uma casa. Em momento nenhum esses jornais relataram a existência de um campo de futebol na vila, ficando um vácuo entre 1918 e 1923 para saber realmente quando chegou o futebol em Roraima, apesar de existir alguns registros informando a existência do Rio Branco já em 1920, oficialmente já sabemos que o campeonato já era disputado em 1924. 



Assim os campeonatos disputados antes de 1924 nada até agora foi encontrado ficando um vácuo na história futebolística de Roraima.



O Campeonato da Vila de Boa Vista do Rio Branco de 1924 teve entre os participantes as equipes do Rio Branco Sport Club e o Boa Vista Sport Club, com o titulo ficando com a equipe do Rio Branco Sport Club, sendo considerado até o momento como o primeiro campeão roraimense de futebol que temos noticias.


Foto pertencente ao Hamilton Rice, publicada por Sérgio Mello em historiadofutebol.com, 
tendo como fonte o professor e pesquisador do futebol amazonense Gaspar Vieira Neto.

Esse registro histórico do pioneirismo do futebol de Roraima foi fotografado pelo norte americano Hamilton Rice, que fez uma expedição na região, neste jogo entre o Rio Branco e o Boa Vista teve um grande numero de torcedores que faziam parte da sociedade boa-vistense.

Foto pertencente ao Hamilton Rice, publicada por Sérgio Mello em historiadofutebol.com, 
tendo como fonte o professor e pesquisador do futebol amazonense Gaspar Vieira Neto.


Nesta visita o norte americano assim descreveu sobre o local: "Boa Vista é o único agrupamento junto ao rio que tem a a honra de ser chamado vila. Esse aglomerado compreende 164 casas que abrigam uma população de 1.200 almas. Alguns destes edifícios são de tijolos: a igreja, a intendência,  algumas casas de moradia, o armazém; a maioria porém, é de reboco e pau-a-pique. A população se compõe de portugueses, brasileiros, mestiços, índios e alguns negros vindo das Índias Ocidentais pela Guiana Inglesa, aliás em número bem reduzido".


Vila de Boa Vista em 1924, foto pertencente a Hamilton Rice,
disponível no acervo de Maurício Zouein, publicado no G1 Roraima

A partida em que Hamilton Rice presenciou foi vencida pelo Rio Branco Sport Club, onde os torcedores carregam a bandeira do clube junto com os jogadores, mostrando que o futebol já era uma paixão para os habitantes de Boa Vista que foi criada 09 de julho de 1890 e pertencia ao Estado do Amazonas.

Foto pertencente ao Hamilton Rice, publicada por Sérgio Mello em historiadofutebol.com, 
tendo como fonte o professor e pesquisador do futebol amazonense Gaspar Vieira Neto.




Alexandre Hamilton Rice Junior visitou a região entre agosto de 1924 a maio de 1925, devido a estas datas os historiares tem duvidas nos registros fotográficos referente aos anos. Na expedição acompanharam Rice os senhores Walter Hinton e Stevens.

O norte americano Alexandre Hamilton Rice Jr, que fez os primeiros 
registros do futebol roraimense (Foto: Wikipédia)




O Campeonato de 1925 teve a participação do Rio Branco Sport Club, Boa Vista Sport Club e do Club Negro entre outros, esse foi o ultimo campeonato do povoado com a denominação de Vila de Boa Vista do Rio Branco, pois a Lei Estadual nº 1.262 de 27 de agosto de 1926 eleva o aglomerado urbano à condição de cidade permanecendo a denominação de Boa Vista do Rio Branco, sendo desmembrado do antigo município amazonense de Moura.


Bandeira do município de Boa Vista-RR



Em 1926 foi disputado  novamente o certame local, sendo o primeiro da cidade de Boa Vista, tendo como campeão o Club Negro, a revista amazonense "Redempção" trouxe a seguinte matéria: "Na cidade de Bôa Vista do Rio Branco, onde já se verifica uma sociedade distincta, os esportes têm fructificado crescente e radiosamente, sobretudo o foot-ball, que possue lá varios clubs bem organizados. Entre esses, gosa de grande destaque o Club Negro, presidido pelo Snr. Octavio José de Vasconcellos, representante de REDEMPÇÃO, commerciante acatado".



Club Negro, foto publicado na revista Redempção de Manaus em 1926, estando escrito: 
"Publicamos acima o glorioso onze da primeira divisão do Club Negro, campeão do Rio Branco". 
Matéria e foto publicado em históriadofutebol.com, tendo como fonte o professor e pesquisador do futebol amazonense Gaspar Vieira Neto.


Essa rara postagem sobre o futebol roraimense mostra que existiam "VÁRIOS CLUBES" disputando o certame boa-vistense, e eram "ORGANIZADOS", deixando a entender que neta época poderia ter existido uma segunda divisão, pois ao se referir ao Club Negro a revista destacou: "O GLORIOSO ONZE DA PRIMEIRA DIVISÃO".


Segundo a históriadofutebol.com esse era o escudo 
e uniforme do Club Negro de Boa Vista.


O Campeonato de 1927 teve a possível participação do Club Negro, já que era presidido por um comerciante de bom puder aquisitivo, sendo que não existem fontes conhecidas sobre as competições de 1927 a 1936, ficando um vácuo na história do futebol roraimense, fruto da falta de jornais impressos em Boa Vista nesta época, e das súmulas que certamente eram registrados em folhas de cadernos e que se perderam ao longo dos anos. Dos clubes fundado nesta década o Rio Branco Sport Club mudou de nomenclatura aparecendo em algumas competições como Rio Branco Esporte Clube e Atlético Rio Branco Clube, vindo a disputar os campeonatos das décadas de 40, 50 e 60, o que faz presumir que o mesmo tenha atuado nos certames dos anos 30. Outro clube que apareceu em alguns anos disputando o estadual foi o Boa Vista, com a nomenclatura de Boa Vista Futebol Clube, mas não existem indícios que seja o mesmo Boa Vista Sport Club da década de 20.


Escudo do Boa Vista  aparecendo com a denominação de EC Boa Vista, 
este de fonte duvidosa tem aparência com o Boa Vista FC de Portugal



Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 20:

Campeonato da Vila de Boa Vista do Rio Branco (Pertencente ao município de Moura, Amazonas)

Possíveis competições: 1920, 1921, 1922 e 1923.
Campeonatos disputados: 1924 e 1925. 

Campeonato da Cidade de Boa Vista do Rio Branco (Pertencente ao Estado do Amazonas)

Campeonato disputado: 1926.
Possíveis competições: 1927, 1928 e 1929.

Clubes existentes: Boa Vista SC, Club Negro e Rio Branco SC entre outros.

Divisões: Primeira Divisão, podendo ter existido a segunda divisão.

Campeões:

1920 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1921 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1922 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1923 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1924 - Rio Branco SC (algumas listas divergem não sabendo informar se foi 1924 ou 1925)
1925 - Sem informações (houve a competição segundo os registros)
1926 - Club Negro (algumas listas divergem não sabendo informar se foi 1925 ou 1926)
1927 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1928 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1929 - Sem informações (possivelmente houve a competição)

Títulos conhecidos:

01 - Rio Branco Sport Club (Boa Vista)
01 - Club Negro (Boa Vista)


Campeonatos dos Anos 1930 - 1939


Nos anos de 30 também são de total desconhecimento sobre o futebol roraimense, porém sabemos da continuidade dos certames de futebol em Boa Vista, mas infelizmente nada foi encontrado até agora referente aos anos de 1930 a 1936 sobre quem disputou e quem foram os campeões.



No ano de 1937 segundo a publicação do Jornal do Comercio de Manaus no estado do Amazonas, publicado em 29 de janeiro de 1967, o campeão da cidade de Boa Vista do Rio Branco foi o Caxias Football Club.



Com o titulo de 1937 podemos presumir que o Caxias Football Club possivelmente participou do certame de 1938. Já com referência ao ano de 1939, segundo a Revista Placar o certame ocorreu, essa revista fez uma matéria especial sobre o primeiro campeonato profissional no estado, informando em sua edição de nº 1105, de julho de 1995, na página 48 que o campeonato amador de Roraima era "existente desde 1939"


Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 30:


Campeonato da Cidade de Boa Vista do Rio Branco (Pertencente ao Estado do Amazonas)

Campeonato disputado: 1937 e 1939.
Possíveis competições: 1930, 1931, 1932, 1933, 1934, 1935, 1936 e 1938.

Clubes existentes: Caxias FC e possivelmente o Rio Branco SC entre outros.

Divisões: Primeira Divisão, não havendo nenhuma referencia de uma divisão inferior.

Campeões:

1930 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1931 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1932 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1933 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1934 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1935 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1936 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1937 - Caxias Foot-Ball Club (Rio Branco)
1938 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1939 - Sem informações (houve a competição, segundo a Revista Placar)

Títulos conhecidos:

01 - Caxias Foot-Ball Club (Boa Vista)



Campeonatos dos Anos 1940 - 1949


Como já relatei a falta de jornais na região não deixarem os registros dos certames, referente aos tabloides de Roraima assim escreveu Francisco Cândido: "No inicio do Século XX, os primeiros Jornais que circularam em Boa Vista eram manuscritos (escritos à mão), pois ainda não havia impressora. Tivemos os jornais “O Caniço”- 15/01/1905; “O Tacutu”– 01/07/1907; “O Graveto”; “O Sabiá”; “O Bem-te-vi”; “O Carvão”; e o Jornal “O Rio Branco”-1914/18 (de Diomedes e de Alfredo Carmo Ribeiro). E, os primeiros jornais impressos foram: o “Jornal do Rio Branco”–1945 (da firma “Medeiros e Cia.”, de Misael Guerreiro, e da Prelazia); e o Jornal “Boa Vista”-1947 (do Governo)"Para o cenário futebolístico os certames de 1940, 1941 e 1942 não tem nada divulgado. Já o campeonato de 1943 foi o primeiro do Território Federal do Rio Branco criado pelo Decreto-lei n.º 5812, de 13 de setembro de 1943, assim o certame passou a ser chamado de Campeonato Riobranquense de Futebol. 

Bandeira do Território Federal do Rio Branco

Em 1º de outubro de 1944 foi fundado pelas famílias tradicionais de Boa Vista o Atlético Roraima Clube que veio participar do campeonato territorial, esta agremiação recebeu o apelido de Clube dos Milionários, pois a maioria de seus fundadores eram fazendeiros e comerciantes renomados da região. Não existe informações dos certames de 1944 e 1945, porém neste último teve certamente a presença do Atlético Roraima. 



Em 1946 no dia 26 de outubro surge o Baré EC, fundado por Aquilino da Mota Duarte, ex-membro do Atlético Roraima, o nome vem de uma homenagem aos índios Barés, que habitam a região norte do Brasil. Outro clube desta década que existiu e possivelmente disputou o campeonato roraimense nesta década foi o Parima. Neste ano o titulo territorial foi conquistado pelo Atlético Roraima Clube de forma invicta. 

Baré EC 
Fundado em 26 de outubro de 1946



No ano de 1947 não existem informações sobre o certame, mas certamente participaram o Atlético Roraima e o Baré EC entre outras agremiações existentes em Boa Vista.



Em 23 de julho de 1948 foi fundada a Federação Riobranquense de Desportos que passou a promover os certames, sendo o Atlético Roraima o primeiro campeão desta entidade, tendo certamente a participação do Baré EC, onde faziam o clássico denominado de "Bareima". Segundo Dorival de Magalhães, no livro "Roraima:informações históricas", publicado em 1986 os clubes existentes neste ano eram: Boa Vista, Rio Branco, Uraricoera, Roraima e Amazônia.



No ano de 1949 o titulo ficou novamente com o Atlético Roraima onde participaram deste certame os seguintes clubes: Amazônia Esporte Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista) e Rio Branco Esporte Clube (Boa Vista). Os campeões conhecidos deste anos foram divulgados no Jornal do Sports do Rio de Janeiro, em 15 de Outubro 1976.



Federação Riobranquense de Desportos 
Fundada em 23 de julho de 1948


Em 1949 foi disputado o certame de aspirantes, com o titulo ficando com a equipe do Baré Esporte Clube, sendo publicado na Revista Sport Ilustrado.


Campeonato de Aspirantes de Federação Riobranquense de Desportos de 1949,
vencido pelo Baré EC, publucado em históriadofutebol.com, tendo como fonte a Revista Sport Ilustrado.


Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 40:


Campeonato da Cidade de Bôa Vista do Rio Branco (Pertencente ao Estado do Amazonas)

Possíveis competições: 1940, 1941 e 1942.

Campeonato do Território Federal do Rio Branco

Campeonatos disputado: 1946, 1948 e 1949
Possíveis competições: 1943, 1944, 1945 e 1947.

Clubes existentes: Amazônia EC, Atlético Roraima C, Baré Esporte Clube, Parima, Rio Branco EC, Boa Vista, 
Uraricoera entre outros.

Divisões: Primeira Divisão, não havendo nenhuma referencia de uma divisão inferior.

Campeões:

1940 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1941 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1942 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1943 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1944 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1945 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1946 - Atlético Roraima Clube (Rio Branco)
1947 - Sem informações (possivelmente houve a competição)
1948 - Atlético Roraima Clube (Rio Branco)
1949 - Atlético Roraima Clube (Rio Branco)

Títulos na década conhecidos:

03 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)



Campeonatos dos Anos 1950 - 1959



O Campeonato Roraimense de Futebol de 1950, segundo o Sport Ilustrado do Rio de Janeiro na publicação de 05 de Outubro de 1950, foi vencido pelo Baré, que também ganhou o torneio inicio, e teve a participação do Amazônia Esporte Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista) e Rio Branco Esporte Clube (Boa Vista). Neste ano a FRD filia-se a CBD, segundo o Jornal dos Sports do Rio de Janeiro, publicado em 15 de agosto de 1950. Ainda neste ano o Amazônia EC viaja a Manaus para uma temporada de amistosos.  


Baré Esporte Clube, Campeão do Torneio Inicio e do Campeonato Roraimense de Futebol de 1950
Publicado em Campeõesdefutebol.com tendo como fonte o arquivo do Jornalista Sérgio Melo (Revista Sport Ilustrado). EM PÉ (da esquerda para a direita): Pedro Sena (árbitro), Aquino, Jorge, Ocidente, Rinaldi, Chico, Beto, Sérgio e Oliveira. AGACHADOS (da esquerda para a direita): Mário (massagista), Caveira, Jorge Castro, Gadelha, Cícero, Bentévi e Orlando.


No ano de 1951 o Campeonato Territorial do Rio Branco teve como campeão segundo o Jornal do Sports do Rio de Janeiro, de 15 de Outubro 1976, o Atlético Roraima Clube, onde participaram cinco clubes sendo o Amazônia Esporte Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Atlético Operário Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista) e Rio Branco Esporte Clube (Boa Vista). O Sr Walmir Pimentel a respeito do futebol e população de Boa Vista assim se referiu: "Nessa época o campo de futebol era ali onde é o hotel Aipana, depois na década de 50, 51 mais ou menos, passou ali pra essa quadra onde é hoje é a sede do Rio Branco em frente ao União Operária, essa quadra toda ali era o campo de futebol, não tinha grama, não tinha nada era uma areal, também não era murada, era cercada de arame, arame liso e arquibancada do lado de lá era feita de madeira, era uma arquibancada para 200 (duzentas) pessoas, porque naquela época aqui em Boa Vista, talvez não tinha 2000 (dois mil) pessoas".



Em 1952 o Rio Branco Esporte Clube foi o campeão do território, onde participaram o Baré Esporte Clube, Rio Branco Esporte Clube, Atlético Roraima Clube, Amazônia Esporte Clube e o Atlético Operário Clube, no Jornal Átomo de 1º de janeiro de 1953 está escrito: "Sagraram-se respectivamente campeão e vice-campeão de futebol, em 1952, o Rio Branco Esporte Clube e o Baré Esporte Clube".




Baré Esporte Clube, Atlético Operário Clube, Atlético Roraima Clube e Rio Branco Esporte Clube disputaram o certame de 1953, O Jornal o Átomo de 17 de outubro deste ano na pagina 3 publicou: "BARÉ CAMPEÃO DE 1953 - 1X0 foi o escore - Roraima vice campeão". O Baré foi campeão com Guilherme, Mão de Remo, Ribeiro, Chico Santos, Caveira, Beto, Átino, Bebeto, Chagas, Chico e Canhotinho. Neste ano existiam no território as equipes suburbanas do Olaria Futebol Clube de Boa Vista, Cachoeirinha Futebol Clube, da localidade de Colônia Cachoeirinha, Caracaraí Futebol Clube, Botafogo de Boa Vista, Construção Civil de Boa Vista entre outros. Nesta ano em uma publicação do Jornal Átomo de 6 de junho, a Federação Riobranquense de Desporto registra a extinção do Amazônia Esporte Clube. Outra competição que foi disputada foi o campeonato de aspirantes, em uma das partidas o Baré venceu o Operário por WXO.


Botafogo e Olaria, clubes do Rio de Janeiro que inspiraram na criação de clubes suburbanos em Boa Vista, 
estas equipes já atuavam no ano de 1953



No ano de 1954 participaram do certame os mesmos clubes do ano anterior, sendo Baré Esporte Clube, Atlético Operário Clube, Atlético Roraima Clube e o Rio Branco Esporte Clube todos da capital Boa Vista. Neste ano existia no subúrbio além dos clubes citados em 1953 o Volante, Guarda Territorial e o Nacional Futebol Clube, este ultimo fundado pelo desportista Lessa Soares. No dia 02 de junho de 1954 surge o São Paulo Futebol Clube tendo como primeiro presidente o Sr. Antonio Medeiros de Sampaio, este filia-se a federação e passa a participar dos certames promovidos pela mesma. Em 1954 ocorreu o Primeiro Campeonato Boavistense de Futebol, sendo uma espécie de Segunda Divisão Territorial, já que as disputas de um certame local era raríssima, o campeão do torneio inicio foi o Divisão de Produção, Terras e Colonização, e participaram do campeonato além do citado anteriormente, os times da Divisão de Obras Principal, Divisão de Segurança, Imprensa Oficial, Sapateiros, Construção Civil, Divisão da Saúde, Comerciários, Oficina Mecânica e URES. Já o Campeão Territorial promovido pela Federação Riobranquense de Desportos segundo os jornais "O Globo" do Rio de Janeiro de 14 de fevereiro de 1964 e "Jornal do Comercio de Manaus de 13 de julho de 1955, foi o Baré Esporte Clube. Porém existem divergências entre os pesquisadores, o sate futebolnacional.com.br cita o Rio Branco EC como campeão, já o Anuário do Esporte Ilustrado do Rio de Janeiro  publicado em 1955 relata que o campeão foi o Atlético Roraima Clube.  Outro tabloide o "Jornal A Gazeta Esportiva" de São Paulo traz o titulo em 1956: "Baré E.C. - Tri-campeão do Território do Rio Branco", portanto campeão de 1953, 1954 e 1955. Ainda em 1954 o Baré EC jogou contra a Guiana em Boa Vista, estado assim escrito em 05 de maio de 1954 pelo Jornal Átomo: "(...) o Baré, campeão invisto que certamente saberá manter incólume o seu prestigio (...)", essa referencia de titulo seria de 1953 já que o certame de 1954 iniciou no mês de outubro.  Em abril de 1955 o Jornal Átomo de Boa Vista assim descreveu: "O Madureira do Rio, em B. Vista (...) O Madureira que está excursionando no extremo norte deverá a 24 e 28 do corrente enfrentar respectivamente, o Baré, campeão territorial e, um selecionado local". Essa referencia de titulo seria do ano de 1954.



São Paulo FC Fundado em  02 de junho de 1964

Nacional FC de Manaus, que inspirou na criação do Nacional FC de Boa Vista 
sendo um clube suburbano 

Foto da Guarda Territorial de Boa Vista, onde o futebol era praticado fazendo amistosos com os clubes locais
Foto publicada na Biblioteca do IBGE com data de 1946.

Seleção Riobranquense em 1954
Foto divulgada em https://historiadofutebol.com


No ano de 1955 o Baré Esporte Clube foi tricampeão do Território do Rio Branco, segundo a publicação da Gazeta Esportiva de São Paulo da data de 03 de maio de 1956, na página 4, sendo uma matéria de José Sebastião Ferreira, reporte da Sport Press, o Baré foi campeão com: Guilherme, Beto e Ribeiro; Duarte, Pinheiro e Chico Santos; Passanard, Baruch, Ferreira, Chico e Canhotinho. A classificação final foi: Baré Esporte Clube (Campeão), São Paulo Futebol Clube (Vice), Rio Branco Esporte Clube (3º), Bangu Atlético Clube (4º) e Amazônia Esporte Clube (5º). O artilheiro do certame foi Chico do Baré com 10 gols, o goleiro menos vazado foi Guilherme levando apenas cinco gols. Já Pagão goleiro do Amazônia foi o mais vazado com 10 gols, a maior arrecadação foi no jogo Baré X São Paulo com Cr$ 1.225,00. Rinaldi Neves foi o presidente da federação nos anos de 1954/1955.



Em 1956 o Baré Esporte Clube foi campeão do território novamente. A fonte vem de uma matéria do Globo Esporte de Rondônia a fazer uma matéria sobre o atleta Walter Santos Barbosa, sem referencias sobre os participantes do certame, porém neste ano na formação do selecionado local para o campeonato brasileiro de seleções foram convocados 25 atletas sendo 09 do Baré, 04 do Amazônia, 02 do Bangu, 04 do São Paulo e 06 do Rio Branco, estando a lista publicada no Diário de Noticias do Rio de Janeiro de 30 de setembro  de 1956, na pagina 3, portanto neste ano o Atlético Roraima estava desativado. 


Já em 1957 quatro equipes participaram do evento sendo o Baré Esporte Clube que foi campeão novamente, o Clube de Regatas Flamengo, Bangu Atlético Clube e São Paulo Futebol Clube, todos da capital. Neste certame o Baré ganhou de 4x1 do CR Flamengo e empatou de 1x1 com o São Paulo, já o Flamengo venceu o Bangu por 3x2. Neste ano o Rio Branco FC tinha como presidente Silvio Botelho.



Clubes cariocas Bangu Atlético Clube e Clube de Regatas do Flamengo,
que inspiraram na criação de clubes em Boa Vista


No certame de 1958 o Baré foi novamente campeão, e teve a participação do atleta Walter Santos Barbosa na campanha pelo titulo, onde o mesmo afirma ter participado da conquista do tetracampeonato, em uma reportagem do Globo Esporte de Rondônia. Neste ano existia o Caxangá Futebol Clube, time de várzea dirigido pelo capitão Farias, comandante da 9ª Companhia de Fronteira em Roraima. Neste ano assumiu a presidência do Rio Branco Futebol Clube o Sr. Astério Bentes Pimentel.


Walter Santos Barbosa que foi campeão pelo Baré em 1958, ao lado de Luciano do Vale
Foto de Hugo Crippa, divulgado no GE Rondônia em 15 de maio de 2014

No ano de 1959 o Baré Esporte Clube, que nesta década em alguns jogos apareceu como Atlético Baré Clube disputou o certame, algumas fontes porém afirmam que não houve o campeonato neste ano. O futebolnacional.com, RSSF Brasil e Campeões do Futebol descrevem na lista a palavra Desconhecido, o Wikipédia tem como não realizado na lista de campeões sendo referenciado pelo Jornal O Globo do Rio de Janeiro de 14 de Fevereiro de 1964. Neste ano Reinaldo Fernandes Neves assumiu a presidência da Federação Rio Branquense de Futebol. No dia 21 de junho deste ano é fundado o Atlético Progresso Clube na Colônia Agrícola do Mucajaí, pertencente a capital Boa Vista.


Atlético Progresso Clube
Fundado em 21 de junho de 1959


Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 50:

Campeonato do Território Federal do Rio Branco
Campeonatos disputado: 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957 e 1958
Possível competição: 1959.

Clubes existentes:
Clubes Filiados a FRD (Primeira Divisão): Amazônia EC, Atlético Roraima C, Baré EC (aparecendo também como Atlético Baré C, Rio Branco EC, A Operário C, São Paulo FC, Bangu AC e CR Flamengo.

Clubes Participantes do Campeonato Boavistense  (Espécie de Segunda Divisão Territorial): 1 - Divisão de Produção, Terras e Colonização, 2 - Divisão de Obras Principal, 3 - Divisão de Segurança, 4 -Imprensa Oficial, 5 - Sapateiros, 6 - Construção Civil, 7 - Divisão da Saúde, 8 - Comerciários, 9 - Oficina Mecânica, 10 - URES.

Clubes Amadores: Olaria Futebol Clube (Boa Vista), Cachoeirinha Futebol Clube (Colônia Cachoeirinha), Caracaraí Futebol Clube, Botafogo (Boa Vista), Volante (Boa Vista), Guarda Territorial (Boa Vista), Nacional Futebol Clube (Boa Vista) e Atlético Progresso Clube (Colônia Agrícola do Mucajaí).

Clube de Várzea: Caxangá Futebol Clube.

Divisões: Primeira Divisão, havendo o campeonato Boavistense como uma espécie de Segunda Divisão.

Campeões:
1950 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1951 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1952 - Rio Branco Esporte Clube (Boa Vista)
1953 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1954 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1955 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1956 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)  
1957 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1958 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1959 - Sem informações

Títulos conhecidos:
07 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
01 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
01 - Rio Branco Esporte Clube (Boa Vista)

Campeão - Segunda Divisão
1954 - Sem informações - O Divisão de Produção, Terras e Colonização venceu o torneio inicio do Campeonato Boavistense de Futebol.



Campeonatos dos Anos 1960 - 1969



Em 1960 o Baré Esporte Clube foi campeão, segurando a hegemonia no território, no ano seguinte a Federação Rio Branquense de Desportos tentou inscrever este clube na Taça Brasil de Futebol, o Diário de Noticias do Rio de Janeiro em 05 de abril de 1961, na página 18 relatou que existiam dezessete clubes inscritos, e que o Conselho Técnico da CBD estava elaborando a tabela para a III Taça Brasil, porém o presidente em exercício do Conselho Técnico, o sr. Alfredo Curvelo, impugnou a inscrição do Baré E.C., da Federação Rio Branquense de Desportos, por tratar-se de entidade amadorista e pelo mesmo motivo não foram inscritos os campeões do Piauí, Mato Grosso, Goiás e Amazonas. 
Escudo do Atlético Roraima 
a partir de 1960



Em 1961 participaram os seguintes clubes Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Clube de Regatas Flamengo (Boa Vista) e Rio Branco Esporte Clube (Boa Vista), com o titulo mais uma vez ficando com o Baré EC, que em sua campanha venceu o Rio Branco por 4x1, venceu o Flamengo por 3x1 e empatou com o Atlético Roraima de 1x1 no primeiro turno. Já no segundo turno o Baré empatou de 3x3 com o Rio Branco, ganhou de 3x1 do Roraima e ganhou de 2x0 do Flamengo, e no terceiro turno o Baré ganhou de 4x0 do Rio Branco, perdeu de 2x0 para o Atlético Roraima e ganhou de 2x1 do Flamengo. O artilheiro da competição foi o atleta Elles do Baré com 12 gols, já o vice campeonato ficou com o Atlético Roraima.O Torneio Inicio foi vencido pelo Flamengo, onde na final derrotou o Rio Branco por 9x8 nas penalidades. No Jornal Diário de Noticias do Rio de Janeiro de 04 de junho de 1961, o mesmo anuncia para esta data o jogo Roraima e Flamengo pelo campeonato Riobranquense de Futebol. O campeonato de aspirantes teve como campeão o Atlético Roraima Clube, sendo artilheiro o atleta Herbi do Atletico Roraima com 08 gols. Já no juvenil o São Paulo Futebol Clube foi campeão territorial com Roberto Silva marcando 32 gols.


No ano de 1962 existe outra divergência sobre quem realmente foi campeão territorial, o futebolnacional.com traz o Atlético Roraima como campeão, já o jornalista Carlos Santos aponta o Baré EC como campeão do ano, existindo ainda fontes que relatam que o titulo ficou com o Flamengo. O Wikipédia aponta o Baré EC como campeão sendo referenciado pelo Jornal do Comércio de Manaus na publicação de 15 de setembro de 1963. O RSSF Brasil e o Campeões do Futebol apontam como campeão o Baré EC. Fora esses três clubes não existe referencias de outros participantes. Em 22 de dezembro de 1962 foi fundado em Boa Vista o Náutico Futebol Clube que filiou-se a Federação Roraimense de Desporto. Esse foi o primeiro campeonato do Território de Roraima e o ultimo promovido pela Federação Rio Branquense de Desporto, pois no dia 13 de dezembro de 1962 a entidade presidida por Jaber Xaud, passou a chamar-se de Federação Roraimense de Desportos. Neste ano no juvenil o São Paulo Futebol Clube foi bicampeão territorial com Roberto Silva marcando 29 gols.


Em 1963, no dia 02 de janeiro é fundado o São Raimundo Esporte Clube, que filia-se a federação. Neste ano o Baré aparece com a nomenclatura de Baré Futebol Clube e foi campeão novamente, no certame participaram entre outros clubes o São Francisco Futebol Clube de Boa Vista. O titulo do Baré neste ano foi relatado no Jornal do Comercio (Amazonas) publicado em 1º de maio de 1964.  Já o Jornal dos Sports do Rio de Janeiro na página 05, no dia 03 de maio de 1963, traz uma importantíssima matéria sobre o futebol roraimense, tendo com titulo "Roraima Homenageia Mário Filho Fazendo Torneio de Futebol", na mesma foi publicado que  a Federação Rio-Branquense de Futebol havia iniciado o Torneio de Futebol Mário Filho, sendo uma em homenagem aos bons serviços prestados pelo diretor do Jornal dos Sports, aos desportos nacionais a mais de 30 anos. Essa matéria foi publicada devido a um oficio recebido no Jornal enviado pela Federação Rio-Branquense de Desporto. O Torneio de Futebol Mário Filho teve o Torneio Inicio onde o Náutico Futebol Clube foi campeão, e o interessante que esta competição foi disputada por cinco clubes pertencentes a Segunda Divisão. No Calendário da FRBD endereçado ao referido jornal mostrava que de 13 de abril a 6 de julho de 1963 seria disputado o Torneio de Futebol Mário Filho, para os Clubes da Segunda Divisão, na categoria titular, e de 3 de agosto a 17 de dezembro seria disputado o Campeonato Roraimense de Futebol de 1963, da Segunda Divisão para categoria titular. Como vemos na reportagem, a Federação Rio-Branquense de Desportos em Oficio ao Jornal dos Sports do Rio de Janeiro, afirma que o Náutico Futebol Clube em 1963 foi campeão do Torneio Inicio do Torneio Mário Filho, sendo esta competição para os clubes da Segunda Divisão de Roraima. Algumas fontes  contemporâneas afirmam que o Náutico participou da primeira divisão deste ano, de qualquer forma houve um acesso (em 1963 ou nos anos seguintes) já que o clube iniciou sua jornada futebolística em uma competição da divisão secundária. Já os clubes da Primeira Divisão, no calendário apontava para as competições de 21 de abril a 16 de junho com o Torneio de Futebol João Meneses, nas categorias titular e juvenil; de 4 de agosto a 17 de novembro do Campeonato Roraimense de Futebol de 1963, para as categorias titular e juvenil; e de 1º a 15 de setembro o Torneio de Futebol da Independência, para as categorias titular e juvenil. Neste ano o Atlético Roraima Clube e o São Paulo Futebol Clube estavam em atividades pois tinham amistosos programados contra o São Raimundo do Amazonas. 


São Francisco Futebol Clube
Participante do certame de 1963


No ano de 1964 quatro clubes disputaram o certame, sendo o Baré Futebol Clube, Atlético Operário Clube, Rio Branco Futebol Clube e Atlético Roraima Clube, na final do certame o Baré venceu Atlético Roraima por 2x1, alguns historiadores relatam que esse final pode ter sido em 1965. A fonte do titulo do Baré vem do Jornal do Comercio de Manaus.



Em 1965 o Baré retorna a sua nomenclatura de Baré Esporte Clube e ganha o titulo territorial novamente, sendo publicado na Revista do Esporte do Rio de Janeiro em 04 de setembro de 1965. Tendo a seguinte escalação segundo Silva Bento de Boa Vista: "Pipira; Ari, Laudir, Adauto e Bandeirinha; Macarrão e Pelé; Noventa e Cinco, Chico, Rubinho e Ismaelino", nesta postagem está escrito: "(...) Baré Esporte Clube Tetra campeão de Roraima (...)".



Já no ano de 1966 o Baré Esporte Clube foi campeão novamente segundo o Jornal do Rádio de Boa Vista. Na coluna do Torcedor da Revista do Esporte do Rio de Janeiro o time base do Baré neste ano segundo José Alves Ferreira foi: "Pipira; Laidé, Adálton e Bandeirinha; Alfredo e Ismaelino; Rubinho, Chico, Pelezinho, Cleo e Clodonir".



Em 1967 as fontes apontam o Náutico Futebol Clube como o campeão do ano, porém o que está escrito é que o clube liderava a competição no Jornal do Comercio de Manaus de 07 de março de 1967. Neste ano participaram do certame: Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), São Francisco Futebol Clube (Boa Vista), São Paulo Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O artilheiro foi Roberto Silva do Baré. Neste cenário o RSSF Brasil, Campeões de Futebol e Wikipédia tem o Náutico como campeão, já o Futebol Nacional, Click nos Campeões e Jornal do Rádio apontam o Baré EC como campeão deste ano. Em 11 de junho é fundado o Grêmio Atlético Sampaio, conhecido como GAS.


São Raimundo Esporte Clube 
Participante de 1967

Baré Esporte Clube Campeão de 1967
Segundo o Click nos Campeão referenciado pelo Jornal do Rádio


No ano de 1968 o Baré EC ganhou o Campeonato Roraimense segundo o Jornal do Comércio do Amazonas de 03 de janeiro de 1971, já o Click nos Campeões e Campeões do Futebol apontam o Náutico Futebol Clube como campeão, não havendo referencias sobre os demais participantes. O artilheiro do certame foi Roberto Silva do Baré. 



Em 1969 o Baré Esporte Clube foi campeão segundo o Jornal do Comercio do Amazonas de 16 de dezembro de 1970, estando na lista do RSSF Brasil, Click nos Campeões, Jornal do Rádio, Wikipédia e Futebol Nacional. Já o Campeões do Futebol tem na lista Baré EC ou GAS - Grêmio Atlético Sampaio, já a Revista Placar aponta o GAS - Grêmio Atlético Sampaio como campeão deste ano. Roberto Silva do Baré foi novamente o artilheiro do certame. O Jornal do Comercio do Amazonas relata em 25 de outubro a conquista do Torneio da Catedral pelo Atlético Roraima Clube.


Grêmio Atlético Sampaio, participante de 1969
campeão territorial segundo a Reavista Placar



Baré Esporte Clube Campeão de 1969
Segundo o Click nos Campeão referenciado pelo Jornal do Rádio

São Paulo Futebol Clube, participante dos certames na década de 60
Foto publicada em https://historiadofutebol.com/

Jogo no Estádio João Mineiro na década de 60
Foto publicada no GE Roraima

Formação do Atlético Roraima Clube
Publicado por Adriane Fernandes Brito em MEMÓRIA E SOCIABILIDADE: 
O Estádio João Mineiro como espaço de integração social na década de 1960
Fonte: Acervo pessoal do Sr. Jessé Alves de Araújo

Publicado por Adriane Fernandes Brito em MEMÓRIA E SOCIABILIDADE: 
O Estádio João Mineiro como espaço de integração social na década de 1960
Fonte: Acervo pessoal do Sr. Jessé Alves de Araújo

Publicado por Adriane Fernandes Brito em MEMÓRIA E SOCIABILIDADE:
O Estádio João Mineiro como espaço de integração social na década de 1960
Fonte: Acervo pessoal do Sr. Jessé Alves de Araújo




Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 60:

Campeonato do Território Federal do Rio Branco
Campeonatos disputado: 1960 e 1961.

Campeonato Territorial de Roraima - Promovido pela Federação Roraimense de Desporto
Campeonatos disputado: 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968 e 1969

Clubes existentes: Baré EC (aparecendo também como Baré Futebol Clube), Atlético Roraima Clube, Clube de Regatas do Flamengo, Rio Branco Esporte Clube, Náutico Futebol Clube, São Francisco Futebol Clube, Atlético Operário Clube, São Paulo Futebol Clube, São Raimundo Esporte Clube e Grêmio Atlético Sampaio.


Divisões: Primeira Divisão e Segunda Divisão de 1963.

Campeões:
1960 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1961 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1962 Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1963 - Baré Futebol Clube (Boa Vista)
1964 Baré Futebol Clube (Boa Vista)
1965 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1966 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1967 - Náutico Futebol Clube (Boa Vista)
1968 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1969 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)

Títulos conhecidos:
09 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
01 - Náutico Futebol Clube (Boa Vista)

Campeão - Segunda Divisão
1963 - Sem informações - O Náutico Futebol Clube venceu o Torneio Inicio do Torneio Mário Filho, alusivo a esta divisão, segundo a Federação Rio-Branquense de Desportos.


Estádio João Mineiro, palco do campeonato territorial das décadas de 60 e 70
Foto publicada em campeões de futebol.com

Foto antiga do Baré Esporte Clube


Equipes perfiladas - Baré, Atlético Roraima e São Paulo

Baré EC e Atlético Roraima

Baré EC e Atlético Roraima no Estádio João Mineiro



Campeonatos dos Anos 1970 - 1979



No certame de 1970 o Baré foi o campeão fazendo a final contra o Grêmio Atlético Sampaio, segundo o Jornal do Comercio (Amazonas), Publicado em 19 de janeiro de 1971. O jogo ocorreu no Estádio João Mineiro no dia 17 de janeiro de 1971, Roberto e Augusto marcaram para o Baré e Nelson fez o gol do GAS, que teve o placar final de 2x1 a favor do Baré EC. O artilheiro do certame foi Roberto Silva. Neste ano o desportista Luiz Henrique Burnett era o presidente da Federação Roraimense de Desportos.


Baré Esporte Clube - Campeão Territorial de 1970
Foto divulgada no Click nos Campeões

Baré Esporte Clube - Campeão Territorial de 1970
Foto Jornal do Comércio de Manaus

Náutico Futebol Clube

Seleção de Boa Vista em 1970


O Baré era o líder do certame de 1971, mas a competição foi
cancelada pela Federação Roraimense de Desportos.

Em 1971 com a participação de Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), São Francisco Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista) o campeonato roraimense devido a demora na regularização das equipes inscritas só foi iniciado em 31 de Outubro de 1971. O Baré EC venceu o torneio inicio, que teve os seguintes resultados: Baré 1x0 São Francisco, GAS 2X0 Náutico, São Raimundo 0X0 Atlético Roraima (2x1 nos pênaltis), Baré 1x0 GAS e Baré 0x0 São Raimundo (5x4 nos pênaltis). Com o inicio do certame o Baré dominou e foi campeão do primeiro turno do certame com a seguinte campanha: Baré 9x1 São Raimundo, Baré 1x1 Náutico, Baré 2x0 São Francisco, Baré 2x2 Atlético Roraima e Baré 3x2 GAS.  Mas devido a diversas irregularidades na maioria das partidas deste turno, em 25 de março de 1972 o Tribunal de Justiça Desportiva resolveu anular o mesmo e o campeonato foi cancelado. Segundo o Jornal do Comércio de Manaus publicado no dia 20 de janeiro de 1972 o problema foi devido o atleta Roberto ter disputado o torneio inicio pelo GAS e o campeonato pelo Baré, para alguns dirigentes o torneio inicio era oficial, assim Roberto não poderia jogar em outro clube, já os dirigentes do Baré alegavam que era extra oficial e o atleta poderia atuar sem problemas nesta agremiação. Dois jogos estavam sub judice, sendo Baré X GAS e Baré X São Raimundo, nesta última a sumula sumiu, e o segundo turno só iniciava quando resolvesse estas pendências. Já o Jornal do Comercio de 25 de março de 1972, informou que o novo presidente da federação roraimense suspendeu todas as atividades oficiais, tomando essa decisão em assembléia geral com todos os presidentes dos clubes, e resolveram realizar um torneio extra oficial. A Revista Placar de 23 de julho de 1971 relata: "O outro grande é o Baré, time de maior torcida e que, para felicidade geral, sagrou-se bicampeão em 70/71"A Federação Roraimense de Desportos cancelou o campeonato e promoveu dois torneios com as mesmas equipes, porém em 1972. Já a competição juvenil teve como campeão o Atlético Roraima Clube, segundo o Jornal do Comércio de 28 de outubro de 1971. As competições desta década ocorriam no Estádio João Mineiro. O artilheiro do certame cancelado foi Roberto Silva do Baré.


Atlético Roraima campeão Juvenil de 1971
Foto do Jornal do Comércio de 02 de março de 1972




Matéria da Revista Placar de 1971, na qual relata que o Baré foi bicampeão
divulgada nos Campeões de Futebol


Roraima - Seleção do Ano de 1971 

Em 26 de abril de 1971 surgiu o Atlético Rio Negro Clube sendo fundado por amazonenses radicados em Boa Vista-RR que eram torcedores fanáticos do clube de mesmo nome sediado em Manaus. A equipe filiou-se a Federação Roraimense de Futebol e veio disputar a Segunda Divisão Roraimense, chamada de Campeonato Roraimense Suburbano, competindo com o Amazonas (Boa Vista), Aparecida (Boa Vista), Engenorte (Boa Vista), Joana Darc (Boa Vista) e Mobral (Boa Vista). O titulo do certame ficou com o Atlético Rio Negro Clube, sendo publicado no Jornal do Comercio (Amazonas) em 27 de novembro de 1971. Na campanha vitóriosa em uma das partidas o Rio Negro venceu o Aparecida por 2x1. O presidente da federação nesta época era João Santoris de Melo.



Rio Negro Campeão Suburbano de 1971
Considerado a Segunda Divisão e Roraima


Após o cancelamento do certame, a primeira competição promovida pela federação, já no ano de 1972 foi o Torneio Sesquicentenário da Independência que teve o Atlético Roraima Clube como campeão, dentro da campanha o clube venceu o São Francisco por 3x1,  o Náutico por 6x2 e empatou com o Baré em 1x1. Esta competição foi disputada em 1972 pelos clubes: Atlético Roraima Clube, Baré Esporte Clube, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico Futebol Clube, São Francisco Futebol Clube e São Raimundo Esporte Clube. 


Atlético Roraima Clube
Campeão do Torneio Sesquicentenário disputado em 1972
I competição que substituiu o certame de 1971


Baré Campeão do Torneio Compensação, disputado em 1972
II competição que substituiu o certame de 1971

A segunda competição foi o Torneio Compensação sendo o Baré Esporte Clube o campeão, que na campanha deste titulo venceu o Náutico por 11x0 em 22 de outubro de 1972, portando o certame oficial foi cancelado, sendo substituído por estas duas competições. Assim algumas lista apontam como campeonato cancelado e outras mostram o Baré e Atlético Roraima como campeões deste ano., existindo ainda algumas que apontam o Baré como campeão deste ano. 


Em 1972 o Baré Esporte Clube foi campeão territorial, segundo o Jornal do Comércio de Manaus, algumas fontes divulgam o tetracampeonato conquistado por este clube, já outras citam o Atlético Roraima Clube como campeão deste ano. O certo é que esses clubes fizeram a final e o artilheiro do certame foi Roberto Silva do Baré. No dia 28 de fevereiro deste ano José Santoris foi cassado e assumiu a federação em 1º de março de 1972 o sr. Olavo Brasil de forma interina, sendo substituído por Edimir Melo ainda no mês de março. Neste ano teve um torneio na categoria dente de leite onde participaram o Botafogo, Internacional, Palmeiras e Fantasminha, com o titulo ficando com o Fantasminha.




Palmeiras de São Paulo e Internacional de Porto Alegre,
clubes que inspiraram na criação de times infantis de Boa Vista,
participantes do Torneio Dente de Leite



No ano de 1973, segundo o Jornal do Radio de Boa Vista, o São Francisco foi o campeão, incluindo a foto do clube, porém algumas fontes tem este titulo como duvidoso. O Artilheiro do certame foi Roberto Silva do Baré Esporte Clube. Neste ano em 19 de junho é fundado o River Esporte Clube de Boa Vista. Neste ano garrincha jogou em Boa Vista atuando no primeiro tempo pelo São Raimundo e no segundo tempo pelo Baré, o placar final foi 4x3 para o São Raimundo. o jogo ocorreu em 27 de maio.


São Francisco - Campeão Roraimense de 1973
segundo o Jornal do Rádio de Boa Vista

1973 Mané Garrincha com a camisa do São Raimundo


Chegada de Mané Garrincha ao Estádio


Mané Garrincha dando entrevista


Mané Garrincha dando entrevista

Mané Garrincha dando entrevista

Mané Garrincha dando entrevista

Mané Garrincha ao lado da Miss Roraima

Garrincha atuando pelo São Raimundo
Publicado por Adriane Fernandes Brito em MEMÓRIA E SOCIABILIDADE: 
O Estádio João Mineiro como espaço de integração social na década de 1960
Fonte: Acervo pessoal do Sr. Jessé Alves de Araújo


Mané Garrincha atuando pelo Baré EC



Tivemos em 1974 vários clubes disputando o certame, sendo eles: Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), River Esporte Clube (Boa Vista) São Francisco Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista) disputaram o certame de 1974 com o titulo ficando com o São Francisco. Na campanha vitoriosa em sua primeira fase o São Francisco venceu o São Raimundo por 1x0, Náutico por 1x0, River por 1x0, Rio Negro por 2x1 e o Atlético Roraima por 3x1, vindo a empatar de 1x1 com o Baré e perder de 1x2 para o GAS. Esse foi o Primeiro campeonato organizado pela Federação Roraimense de Futebol que substituiu em 18 de fevereiro de 1974 a Federação Roraimense de Desportos, isto é mudou de nomenclatura. O artilheiro do certame foi Roberto Silva do Baré Esporte Clube.


Escudo da Federação Roraimense de Futebol em 1974


Amazônia Esporte Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Boa Vista Futebol Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista) e São Francisco Futebol Clube (Boa Vista) participaram do certame de 1975 com o titulo ficando com o Atlético Roraima Clube. Na final o Atlético Roraima venceu o GAS por 1x0, com gol de Bariri, sendo que algumas fontes deixam duvidas referente ao ano desta final. O artilheiro do certame foi Roberto Silva, do Baré. Nesta época o presidente da federação era José Magalhães Duarte. Neste ano o Baré em um jogo contra o Amapá fez parte da loteria esportiva estando escrito no Jornal dos Sports de 24 de julho de 1975: "O Baré, de Boa Vista, capital de Roraima venceu por sete vezes, o título do campeonato de Roraima e venceu o Torneio Governador Ramos Ferreira". Em 1975 ocorreu o I Copão da Amazônia com a participação do Baré EC que ficou com a quarta colocação, fazendo a seguinte campanha: Baré 0x2 Ferroviário-RO, Baré 2x3 Macapá-AP e Baré 1x1 Juventus-AC.


Baré EC em 1975 - Em pé: Américo, Ernani, Francisco Roberto, Rubão, Nilton,
Cléo e Cel. Santos Rosa. Agachados: Roberto, Borges, José Caetano, Agassis e Rei.

Baré EC em 1975 - Foto em Porto Velho nas disputas do Copão da Amazônia
Em pé: Carlos Alberto, Paulo Duarte, Chico Roberto, Rubinho e Ernani. Agachados: Rubelmar, Roberto, Reis, Pelezinho e Barac.


O Atlético Roraima Clube foi bicampeão em 1976, onde nas fontes apontam a participação do o Amazônia Esporte Clube (Boa Vista), Anuá Futebol Clube (Boa Vista) e Atlético Roraima Clube (Boa Vista), dentre outros. A artilharia mais uma vez ficou com Robeerto Silva do Baré EC. Neste ano ocorreu a II edição do Copão da Amazônia, o território de Roraima teria dois representantes no evento, sendo o São Raimundo que não se inscreveu e o Atlético Roraima Clube que após a inscrição desistiu do evento perdendo os jogos por WXO.


O São Raimundo EC foi o campeão de 1977, segundo o RSSF Brasil o campeonato foi disputado por Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Na final o São Raimundo venceu o Baré EC por 1x0 com gol de Palhetinha, jogo ocorrido no Estádio 13 de Setembro conhecido como Estádio Canarinho, O artilheiro do certame foi Roberto Silva do Baré EC. No III Copão da Amazônia o Baré EC esteve presente, sendo o quarto colocado da competição, em sua campanha empatou de 1x1 com o Juventus-AC, de 1x1 com o Ypiranga-AP no grupo II, classificando em segundo lugar, e nas semifinais empatou com o Moto Clube-RO também de 1x1 e foi eliminado, disputando o terceiro lugar com o Ypiranga do Amapá sendo derrotado por 3x1.


1977 - Baré Esporte Clube


Atletas do Baré EC em 1977, Reis,Ernane, Baaraque e Bento. Atras Valdo do Rio Negro.
Tendo como fonte Juarez Honorato

Baré EC em 1977 atletas Juarez, Cézar, Edmar e Baraque Bento.
Tendo como fonte Juarez Honorato

1977 Baré EC - Ribeiro, Caetano, Juarez e Baraque Bento
Tendo como fonte Juarez Honorato

Baré EC no Copão da Amazônia em Macapá
Em pé: (?), Alcimar, Sebastião Filho, Aquilininho, Acidinho, Cezar, Rubinho, Alcir da Rocha, Zuza,
Baraque Bento, Agacis, Wellington Cabeção,Paulo Victor, Simão e Ribeiro.
Agachados: Juazer, Willimis, Roberto, Edmar, Caetano, Chico Roberto, Rubelmar, (?), Cunha e Gato
Foto publicada no http://copaodaamazonia1975a1990.blogspot.com tendo  fonte de http://batebolacomrobertosilva.blogspot.com.br

Zenom do Baré EC no Copão da Amazônia em 1977
Foto publicada em http://copaodaamazonia1975a1990.blogspot.com tendo como fonte Lucio Every



No ano de 1978, assume a presidência da federação o desportista Luis Hitler Lucena, e segundo o Futebol Nacional, a equipe do Atlético Roraima Clube foi campeão, tendo participado co evento o  Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), River Esporte Clube (Boa Vista), São Francisco Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O Atlético Roraima foi campeão, na campanha deste titulo o clube venceu o São Raimundo por 1x0, ganhou do São Francisco por 5x2 e perdeu para o River de 2x1 dentre outros resultados, já na final o Atlético Roraima venceu o GAS por 1x0 com gol do atleta Dias, o jogo foi realizado em maio de 1979. Já o IV Copão da Amazônia teve sede em Boa Vista, com as presenças do Baré EC e do São Raimundo EC, que foram  respectivamente quinto e sexto colocado.


1978 Zico ao lado de César Maravilha, goleiro do Baré
 durante amistoso do Flamengo com a seleção roraimense 

1978 Roberto Silva recebendo a medalha de artilheiro  entregue por Zico 
 durante amistoso do Flamengo com a seleção roraimense 

Roberto Silva e Zico no Estádio do Canarinho
Foto publicada no GE Roraima


Em 1979 o River Esporte Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista) foram alguns dos participantes do certame, o titulo ficou com o River EC, em uma das partidas o Roraima empatou de 0x0 com o São Raimundo. Neste ano assume a presidência da federação o sr. Nelson Orofino, que sucedeu José Magalhães Duarte, sendo substituído em dezembro por Alci da Rocha. Neste ano o Atlético Roraima Clube disputou o V Copão da Amazônia.


Nelson Orofino Presidente da Federação Roraimense de Futebol
(Diário de Pernambuco)

River Esporte Clube Campeão Roraimense de 1979
Foto de Wilson Barbosa divulgada no Click nos Campeões


Entre 1967 e 1977, Roberto Silva foi jogador do Baré Esporte Clube, sendo artilheiro do certame territorial por 10 vezes consecutivo, ficando explicito que o Baré disputou todos estes certames vindo a confrontar com alguns sites e blogs de pesquisadores contemporâneos, que não tem o Baré como participantes em alguns anos.

O atacante Roberto Silva e o ídolo Zico em 1978 durante amistoso em Roraima, no Canarinho
Foto: Tércio Neto/GloboEsporte.com

Baré durante jogo no campo do João Mineiro, agachado no destaque, Roberto Silva, ao lado de Garrincha
Foto: Arquivo pessoal, publicado no https://globoesporte.globo.com/rr

2019, Encontro de ídolos do Baré: Cacau, do time atual, 
ao lado de Roberto Silva, com 18 anos de história no clube 
Foto: Lucas Luckezie

Década de 70, Roberto Silva do Baré ao lado de seu irmão Rubens Silva do GAS
Foto publicada em https://historiadofutebol.com/

Entrevista de Roberto Silva com Jorge Sousa antes de um clássico Bareima



Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 70:

Campeonato Territorial de Roraima - Promovido pela Federação Roraimense de Desporto
Campeonatos disputado: 1970, 1971, 1972 e 1973.

Campeonato Territorial de Roraima - Promovido pela Federação Roraimense de Futebol
Campeonatos disputado: 1974, 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979.

Clubes existentes: Atlético Roraima Clube, Baré Esporte Clube, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico Futebol Clube, São Francisco Futebol Clube, São Raimundo Esporte Clube, Anuá Futebol Clube, River Esporte Clube,  Aparecida, Engenorte, Joana Darc, Mobral, Atlético Rio Negro Clube e Amazônia Esporte Clube, que aparece também como Amazonas.

Clubes de futebol infantil: Botafogo, Internacional, Palmeiras e Fantasminha.
Clube Amador: Atlético Progresso Clube.

Divisões: Primeira Divisão e Segunda Divisão de 1971.


Campeões:
1970 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1971 - Campeonato: Cancelado - O Baré EC era o Líder
1971 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista) -Torneio Sesquicentenário - Disputado em 1972
1971 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) - Torneio Compensação - Disputado em 1972
1972 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1973 - São Francisco Futebol Clube (Boa Vista)
1974 São Francisco Futebol Clube (Boa Vista)
1975 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1976 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1977 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
1978 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1979 - River Esporte Clube (Boa Vista)

Títulos conhecidos:
04 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
03 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
02 - São Francisco Futebol Clube (Boa Vista)
01 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
01 - River Esporte Clube (Boa Vista)

Campeão - Segunda Divisão
1971 - Atlético Rio Negro Clube  (Boa Vista) 

Títulos conhecidos:
01 - Atlético Rio Negro Clube  (Boa Vista) 


Campeonatos dos Anos 1980-1989





Em 1980 o Atlético Roraima Clube (Boa Vista) foi o campeão territorial, participando também do VI Copão da Amazônia, sendo o quarto colocado, os jogos foram disputado em Macapá.



Em 1981 o Atlético Roraima Clube foi bicampeão territorial, participando deste além do Atlético Roraima Clube as equipes do Baré Esporte Clube, Grêmio Atlético Sampaio, River Esporte Clube e São Raimundo Esporte Clube. No triangular final teve os seguintes resultados: Atlético Roraima 2X0 GAS, GAS 0X5 São Raimundo e Atlético Roraima 2x1 São Raimundo, com esses resultados o vice campeonato ficou com o São Raimundo. Neste ano o River foi finalista do VII Copão da Amazônia, o outro representante foi o Baré EC que ficou em terceiro lugar.


River Esporte Clube em 1981 - Vice Campeão do Copão da Amazônia
Em pé: Cícero, Augusto, Dosa, Betão, Valdemar, Téo, Transa, Cléber e Cândido.
Segunda Fila: Filiba, Gilson, Edmilson, Carlos Alberto e Francélio.
Agachados: Assunção, Aldir, Tevaldo, Dagmo, Marnildes, Clóvis e Vicente. Técnico: William Lira.


Em 1982 participaram Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista) e Mucajaí Futebol Clube (Mucajaí) não relatado os demais participantes, o titulo ficou com o Baré EC, sendo vice o Atlético Roraima, a novidade neste certame foi a equipe do município Mucajaí, cidade emancipada neste ano em 1º de julho. No Diário do Acre, de 19 de outubro de 1983, está escrito referente ao Copão da Amazônia: "Nos próximos dias mais um representante do Acre tentará a sorte fora do Estado. Desta feita é o Independência Futebol Clube, que no domingo inicia a fase final do IX Copão da Amazônia, jogando na cidade de Boa Vista, diante do campeão local, o Baré Esporte Clube". Nesta competição em 1982 os representantes roraimense foram o Atlético Roraima Clube e o São Raimundo Esporte Clube. 


Bandeira da cidade de Mucajaí
Fundada em 1º de julho de 1982


1982 - Atleta Carlos Alberto (á direita) do Atlético Roraima
no Copão da Amazônia em Porto Velho/RO 
Foto publicado em http://copaodaamazonia1975a1990.blogspot.com tendo como fonte Carlos Alberto

1982 - Atlético Roraima no Copão da Amazônia



O Atlético Roraima Clube ficou com o titulo  de 1983, neste ano assume a presidência da Federação Roraimense de Futebol o Sr. José Gama Xaud, conhecido como Zeca Xaud, neste ano o Baré Esporte Clube foi campeão do Copão da Amazônia, o clube atuava com: Augusti, Rafael, Pedro, Peixoto e Ernane; João, Junior e Cícero; Cardosinho, Givandro e Romildo, tendo como técnico Aquilino Filho. O outro representante do estado nesta competição foi o Náutico Futebol Clube. 


Atlético Roraima Clube Campeão Roraimense de 1983
Foto do Jornal do Rádio publicada no Click nos Campeões

Baré EC em 1983, Campeão do Copão da Amazônia
Foto divulgada no Diário do Acre

Baré EC em 1983, Campeão do Copão da Amazônia

Givandro Ribeiro, Atleta do Baré
Foto publicada em https://folhabv.com.br/

Seleção de Roraima em 1983
sendo referenciado por Cacellain



No ano de 1984 o certame foi vencido pelo Baré onde participaram o Anauá Futebol Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Progresso Clube (Mucajaí) e Boa Vista Futebol Clube (Boa Vista) entre outros. No Jornal do Comércio de Manaus, na edição de 26  de março de 1984, esse tabloide relata que o inicio do Campeonato Roraimense de Futebol no dia 10 de abril, tendo a participação de mais de eis equipes, com o jogo de abertura sendo Atlético Progresso e Atlético Rio Negro Clube. No Copão da Amazônia houve a primeira fase com os clubes roraimenses onde participaram Baré, River, Náutico e Atlético Roraima, sendo campeão desta fase o Baré EC, houve as fases nos estados do Amapá,  Rondônia e Acre, classificando os campeões para um quadrangular final, a equipe do Baré EC foi vice campeão deste evento.



No ano de 1985 o Atlético Roraima Clube foi o glorioso do ano sendo campeão do território. Já o Copão da Amazônia o Baré EC foi campeão porém o Trem de Macapá entrou com um recurso no STJD da CBF alegando que o Baré EC atuou com um atleta irregular,a CBF deu causa ganho ao clube amapaense. Os resultados do Baré foram: Baré 1x0 Independência/AC, Baré 2x1 Ypiranga/RO e Baré 2x1 Trem. Houve uma fase preliminar com quatro clubes em cada território.



No ano de 1986 o Baré Esporte Clube (Boa Vista) foi o campeão territorial, no Copão da Amazônia participaram Baré Esporte Clube e River Esporte Clube. Os resultados dos clubes roraimenses foram: River 2x1 Baré, Baré 1x1 Trem/AP, River 1x2 Santana/AP, River 1x1 Trem/AP, Baré 1x1 Santana/AP, Baré 2x0 River, Baré 0x1 Trem/ap, River 1x2 Santana, River 0x2 Trem e Baré 1x2 Santana/AP.



já em 1987 Atlético Roraima Clube (Boa Vista) e Baré Esporte Clube (Boa Vista) fizeram a grande final, com o titulo ficando com o Atlético Roraima Clube. No Copão da Amazônia o representante do território foi o Baré Esporte Clube. 



Em 1988 o Baré Esporte Clube (Boa Vista) foi o campeão, sendo o ultimo certame do território, pois em 05 de outubro deste ano a nova constituição transforma o Território Federal de Roraima em Estado de Roraima. No Copão da Amazônia participaram o Baré EC e o Atlético Roraima Clube, entre os resultados tivemos Baré 1x3 Amapá/AP, Atlético Roraima 0X0 Trem/AP, Atlético Roraima 2x1 Baré EC, Baré 1x4 Trem/AP e Atlético Roraima 0x2 Amapá/AP.



No ano de 1989 o River Esporte Clube foi o campeão, quebrando a sequencia do Atlético Roraima e Baré Esporte Clube nesta década, sendo assim o primeiro campeão do Estado de Roraima. Neste ano no Copão da Amazônia participaram o Baré EC e o São Raimundo, sendo incluindo no eventos times do Amazonas, Pará e Maranhão.


River Esporte Clube campeão roraimense e 1989
Foto do Jornal do Rádio publicada no Click nos Campeões



Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 80:

Campeonato Territorial de Roraima - Promovido pela Federação Roraimense de Futebol
Campeonatos disputado: 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987 e 1988.

Campeonato do Estado de Roraima - Promovido pela Federação Roraimense de Futebol
Campeonatos disputado: 1989.

Clubes existentes: Atlético Roraima Clube, Baré Esporte Clube, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico Futebol Clube, São Raimundo Esporte Clube, Anuá Futebol Clube, River Esporte Clube,  Atlético Rio Negro Clube, Mucajaí Futebol Clube, Boa Vista Futebol Clube e Atlético Progresso Clube.

Divisões: Primeira Divisão.

Campeões:
1980 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1981 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1982 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
1983 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1984 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
1985 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1986 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
1987 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1988 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
1989 - River Esporte Clube  (Boa Vista) 

Títulos:
05 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
04 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
01 - River Esporte Clube  (Boa Vista) 


Campeonatos dos Anos 1990-1999




No ano de 1990 o Atlético Roraima Clube foi o campeão estadual, já os representantes do estado no Copão da Amazônia foram o River Esporte Clube e o Náutico Futebol Clube, entre os resultados o River perdeu de 6x0 para o Independente/AP, e o Náutico perdeu de 1x0 para o Trem/AP



No Campeonato Roraimense de Futebol de 1991 o Atlético Rio Negro Clube venceu o São Raimundo Esporte Clube na final por 1x0 e foi o grande campeão.



Em 1992 o São Raimundo Esporte Clube ficou com o titulo do Campeonato Roraimense de Futebol, nesta época no Brasil todos os campeonatos já eram profissionais, exceto o de Roraima.




Em 1993 o Baré foi campeão estadual, porém algumas fontes apontavam o Atlético Roraima Clube, nesta época existia apenas uma divisão futebolística disputada pelos clubes filiados a federação. Neste ano em 02 de dezembro foi fundada em Boa Vista a Liga de Futebol Amador do Estado de Roraima denominada de LIFAER, que passa a promover o futebol no subúrbio.



Em 1994 o Baré EC foi o campeão, porém existe fontes que apontam o River Esporte Clube como o ultimo campeão estadual na era amadora, havendo em Roraima movimentos para a profissionalização do certame a partir de 1995. 




No ano de 1995 ocorreu o primeiro campeonato profissional de Roraima, disputado apenas por três clubes, sendo os dois principais da capital o Atlético Roraima Clube e o Baré Esporte Clube e um do interior o Atlético Progresso Clube de Mucajaí. O Atlético Roraima foi o campeão com a seguinte campanha: 1º Turno - Atlético Roraima 0x0 Progresso e Atlético Roraima 1x1 Baré; 2º Turno - Atlético Roraima 1x1 Progresso e Atlético Roraima 1x0 Baré; 3º Turno - Atlético Roraima 2x1 Progresso e Atlético Roraima 3x2 Baré; Final - Atlético Roraima 2x0 Baré. O Artilheiro foi o atleta Sousa do Atlético Roraima com sete gols.

Atlético Roraima Clube Primeiro Campeão Estadual
Poster da Revista Placar de 1995


No ano de 1996 tivemos a estréia no profissionalismo do Grêmio Atlético Sampaio e do Atlético Rio Negro Clube que se juntaram ao Baré Esporte Clube, Atlético Roraima Clube a Atlético Progresso Clube. O Baré EC foi o campeão ao derrotar na final o GAS por 2x1 em 07 de julho de 1996. Já o artilheiro da competição foi o atleta Totó do GAS com nove gols.

Baré EC campeão estadual de 1996


Seis equipes participaram do estadual em 1997, sendo elas Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista) e o estreante no profissionalismo São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Na final do campeonato o Baré EC derrotou o São Raimundo por 3x1. Émerson do Baré EC foi o artilheiro com seis gols.

Baré EC, campeão roraimense de 1997
Foto da Revista Placar


No ano de 1998 sete equipes disputaram o certame, tendo como estreante no campeonato profissional a equipe do Náutico Futebol Clube, que juntou-se ao Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O campeão foi a equipe do Atlético Roraima Clube, sendo vice campeão o Baré Esporte Clube, sendo a fase final disputada em um quadrangular. Já o artilheiro do certame foi o Jamaica do Atlético Roraima com dez gols.

Atlético Roraima Clube, campeão estadual de 1998
Foto divulgada em Click nos Campeões



O Baré EC foi o campeão de 1999, ao derrotar na final o Rio Negro nas penalidades por 4x3, após empatar na primeira partida de 1x1 e na segunda por 3x3. Os participantes deste ano foram: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista) e Náutico Futebol Clube (Boa Vista). Jamaica foi o artilheiro novamente com oito gols, desta vez atuando pelo Rio Negro.

Baré EC campeão estadual de 1999
Foto da Revista Placar



Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 90:

Campeonato Roraimense de Futebol Amador
Campeonatos disputado: 1990, 1991, 1992, 1993 e 1994.

Campeonato Roraimense de Futebol Profissional
Campeonatos disputado: 1995, 1996, 1997, 1998 e 1999.
Clubes existentes: Atlético Roraima Clube, Baré Esporte Clube, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico Futebol Clube, São Raimundo Esporte Clube, River Esporte Clube, Atlético Rio Negro Clube e Atlético Progresso Clube.

Divisões: Primeira Divisão.

Campeões:
1990 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1991 - Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista)
1992 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
1993 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1994 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1995 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1996 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1997 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
1998 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
1999 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)


Títulos:
05 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
03 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
03 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
01 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
01 - Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista)


Escudo do Náutico com três estrelas

Escudo antigo do Náutico com duas estrelas



Campeonatos dos Anos 2000 - 2009




No ano de 2000 o Rio Negro venceu o Atlético Roraima na final por 4x0 e foi o campeão roraimense, participaram do certame o Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Gerson do Baré EC foi o artilheiro com onze gols.


Atlético Rio Negro Clube
Campeão Roraimense de 2000
Foto: Revista Placar



O Atlético Roraima foi o campeão de 2001 ao derrotar o Rio Negro nas penalidades por 3x2 apos um empate em 0x0 na final, neste ano participaram os seguintes clubes: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O artilheiro do certame foi Stanley do Rio Negro com seis gols.


O Atlético Roraima Clube, campeão roraimense de 2001
Fonte: Revista Placar
Campeão de 2001, Atlético Roraima Clube, Poster da Revista Placar 
Fonte: Revista Placar




No certame de 2002 sete equipes participaram do evento sendo elas: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Os artilheiros do campeonato foram Castor do Baré, Beto e Rigoberto ambos do Atlético Roraima com sete gols. O Campeão foi a equipe do Atlético Roraima Clube que após perder a primeira partida por 1x0, venceu a segunda no tempo normal e na prorrogação contra o Baré EC. No campeonato Masters o Baré EC foi o campeão ao vencer o Atlético Roraima na final por 2x1. Já na categoria Sub/20 o titulo ficou com o São Raimundo Esporte Clube.


Atlético Roraima Clube, campeão roraimense de 2002
Fonte: Revista Placar



Em 2003 o Atlético Roraima ganhou do Baré EC por 4x1 e foi campeão novamente, a competição foi disputada pelos seguintes clubes: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O Artilheiro foi o atleta Stanley do Baré EC com 13 gols. Neste ano ocorreu o Copão da Amazônia e teve a participação do Baré EC e Atlético Roraima Clube.


Atlético Roraima Clube Campeão Roraimense de 2003
Fonte: Revista Placar



O Artilheiro de Campeonato Roraimense de 2004 foi Marcinho do GAS com treze gols, o campeão foi o São Raimundo EC que derrotou o Atlético Roraima na final por 2x1, este jogo foi disputado em 12 de junho no Estádio do Canarinho. Participaram do campeonato as equipes do Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista) e o estreante no profissionalismo o River Esporte Clube (Boa Vista). Na categoria Sub/20 o Náutico FC foi campeão ao derrotar o Atlético Roraima por 1x0 na final. Na competição Masters o River foi o campeão e na categoria Sub/20 o Náutico foi campeão.


São Raimundo Esporte Clube, campeão roraimense de 2004. Em pé: Cristiano, Manu, Fábio, Capitão, Jeferson, Beto, 
Gleidson, Chiquinho, Marcelo Bento Agachados: Gérdson, Branco, Léo, Grillo, Edmundo, Roney, Garrincha, Filho, Dumbo 
Fonte: Revista Placar 



No ano de 2005 oito equipes disputaram o Campeonato Roraimense, com o titulo ficando com a equipe do São Raimundo Esporte Clube que derrotou o Atlético Roraima por 4x3 na final. O artilheiro da competição foi Luis Henrique do Atlético Roraima com quinze gols. Participaram do certame os seguintes Clubes: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), River Esporte Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Neste ano o São Raimundo foi campeão na categoria Sub/20 com o Progresso ficando com o vice campeonato. 


São Raimundo Esporte Clube, campeão roraimense de 2005. 
Fonte: Revista Placar 



Com a presença dos mesmos clubes do ano anterior, Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista) que neste ano representou o município de Caracaraí, Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), River Esporte Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista), o Campeonato Roraimense de Futebol de 2006 iniciou em 21 de janeiro, sendo finalizado no dia 22 de abril quando o o Baré venceu o Atlético Roraima e foi campeão do segundo turno, como já havia vencido o primeiro turno não houve a necessidade de uma final. O vice campeão foi o São Raimundo e Paulinho do Náutico FC foi o artilheiro com dez gols. Neste ano é fundado a Associação Esportiva Real em São Luis do Anauá, no dia 11 de maio.


Baré Esporte Clube, campeão roraimense de 2006
Fonte: Click nos Campeões referenciada pelo Site Clássicos e Clássicos



No ano de 2007 participaram do campeonato estadual o Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), River Esporte Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O Campeão foi o Atlético Roraima Clube que venceu os dois turnos contra o Baré EC, que foi o vice campeão. Os artilheiros foram Rigoberto do Atlético Roraima e Stanley do Baré com oito gols. Na Copa Brasil de futebol feminino o Baré EC participou da competição.


Atlético Roraima Clube, Campeão Roraimense de 2007
Fonte: Revista Placar



No ano de 2008 o Atlético Roraima Clube foi o campeão estadual com o Progresso de Mucajaí sendo o vice, na decisão o Atlético goleou o progresso por 5x3 no primeiro jogo e empatou o segundo em 1x1. Robemar do Atlético Roraima foi o artilheiro com 15 gols. Participaram do evento os seguintes clubes: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), River Esporte Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Neste ano foi disputado um torneio na cidade de Mucajaí, onde na final o São Raimundo  EC venceu a Seleção de Iracema por 2x0. Já no Intermunicipal de Futebol teve os seguintes participantes:
Alto Alegre, Normandia, Taiano (Alto Alegre), Uiramutã, Amajari, Bonfim, Cantá, Pacaraima, Boa Vista, Caroebe, Mucajaí, São João da Baliza, Caracaraí, Iracema Rorainópolis e São Luiz do Anauá. O Campeão foi a seleção de Boa Vista que venceu o São Luiz do Anauá por 2x0. Na Copa Brasil de futebol feminino o São Raimundo EC participou da competição.



Atlético Roraima Clube, Campeão Roraimense de 2008
Em pé:Marcelo, Marcos André, Paca, Clayton, Evandro, Amin, Otávio, Júnior e Mineiro. 
Agachados: Sodak, Léo Cutia, Diego, Robemar, Oziel, Mica, Iuri, e Thiago
Fonte: Revista Placar



Em 2009 apenas cinco equipes participaram do campeonato sendo elas: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O Atlético Roraima foi campeão novamente, com o São Raimundo ficando com o vice campeonato. Na decisão o Atlético Roraima venceu a primeira partida por 2x1 e empatou a segunda em 1x1, porém o São Raimundo protestou alegando a escalação irregular de alguns atletas por parte do Atlético Roraima, mas não modificou o cenário. O Artilheiro do certame foi Naílson do São Raimundo com 15 gols. Na categoria feminino ocorreu um torneio seletivo para a Copa Brasil, onde  participaram: Atlético Roraima Clube, Baré Esporte Clube, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico Futebol Clube, Atlético Progresso Clube, Atlético Rio Negro Clube, River Esporte Clube e São Raimundo Esporte Clube. Na final o São Raimundo venceu o Progresso por 3x1, sendo o campeão feminino do estado e participando da Copa Brasil. Já na categoria Sub/18 o campeão foi o GAS, e no veteranos o Atlético Roraima foi tricampeão. Na Liga Amadora do Estado de Roraima o Norte Sport Clube foi o campeão.


Atlético Roraima Clube, Campeão Roraimense de 2009
Em pé: Breno, Paca, Gerson, Evandro, Eduardo e Carlinhos.
Agachados: Messi, Alessandro, Léo Cutia, Robemar e Edmundo.
Fonte: Revista Placar

São Raimundo EC Campeão Feminino de 2009
Foto: Jornal do Rádio


Atlético Roraima Tricampeão de Veteranos em 2009
Foto: Carlos Alberto


Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 2000:

Campeonato Roraimense de Futebol Profissional
Campeonatos disputado: 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009.

Clubes Existentes: Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), River Esporte Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista).

Seleções que participaram do Intermunicipal: Alto Alegre, Normandia, Taiano (Alto Alegre), Uiramutã, Amajari, Bonfim, Cantá, Pacaraima, Boa Vista, Caroebe, Mucajaí, São João da Baliza, Caracaraí, Iracema Rorainópolis e São Luiz do Anauá.

Clube Amador do Interior: Associação Esportiva Real (São Luis do Anauá).

Clube Amador de Boa Vista: Entre os diversos existentes estava o Norte Sport.

Divisões: Primeira Divisão.

Campeões:
2000 - Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista)
2001 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
2002 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
2003 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
2004 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
2005 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
2006 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
2007 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
2008 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
2009 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)


Títulos:
06 - Atlético Roraima Clube (Boa Vista)
02 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
01 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
01 - Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista)




Roberto Silva e seu arquivo sobre o futebol desde a década de 60
Foto: Tércio Neto/GloboEsporte.com

Arquivos de Roberto Silva 
Foto: Tércio Neto/GloboEsporte.com


Antigo Estádio João Mineiro, monumento constituído da entrada do estádio, que fica em frente a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré



Campeonatos dos Anos 2010 - 2019





No ano de 2010 participaram do Campeonato Roraimense de Futebol os clubes Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O Campeão foi a equipe do Baré EC que venceu os dois turnos, com o Náutico ficando na segunda colocação. Os artilheiros do certame foram Robemar do Náutico FC e Carlos Alberto do Baré EC com cinco gols. No campeonato feminino o titulo ficou com a equipe do Atlético Roraima Clube, que participou da Copa Brasil.


Baré Esporte Clube, Campeão Roraimense de 2010
Fonte: Jornal do Rádio

Atlético Roraima Clube, Campeão Roraimense Feminino de 2010
Fonte: Folha de Boa Vista




Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista), São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista) e o estreante Associação Esportiva Real (São Luís do Anauá) disputaram o Campeonato Roraimense de Futebol de 2011. O titulo pela primeira vez foi conquistado por uma equipe do interior, o AE Real ganhou o primeiro e o segundo turno, ficando como vice campeão a equipe do São Raimundo EC. O artilheiro do campeonato foi Maycon do Atlético Roraima com cinco gols. No feminino o São Raimundo EC disputou a Copa Brasil.


AE Real de São Luis do Anauá,, Campeão Roraimense de 2011
Foto divulgada no GE Roraima



No ano de 2012 participaram seis equipes sendo Associação Esportiva Real (São Luís do Anauá), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Nesta competição o Náutico de Boa Vista muda de sede para Caracaraí, o titulo ficou com o São Raimundo EC que derrotou o Náutico na final por 2x0. O atleta Stanley do São Raimundo foi artilheiro com 9 gols. Já na categoria Sub/20 o São Raimundo foi o campeão do estado, e no futebol feminino o Baré EC participou da Copa Brasil, porém o Atlético Roraima foi o campeão estadual. 


São Raimundo EC, Campeão Roraimense de 2012
Foto divulgada no Times Campeões



No ano de 2013 cinco clubes disputaram o estadual sendo Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista), o titulo ficou com o Náutico Futebol Clube que representou a cidade de Caracaraí, na final após um empate de 0x0 derrotou nas penalidades o São Raimundo por 5x4. Os artilheiros do certame foram Stanley do São Raimundo e Ney do Baré com seis gols. Na categoria Sub/20 o titulo ficou com o São Raimundo EC. No feminino o Atlético Roraima disputou a Copa do Brasil, e o titulo estadual ficou com o São Raimundo. 


Náutico Campeão Roraimense de 2013
Foto: GE Roraima

Náutico Campeão Roraimense de 2013
Foto: Revista Placar

Na categoria Sub/20 o titulo ficou com o São Raimundo EC, o clube venceu o primeiro e o segundo turno, na ultima partida venceu o GAS por 2x1 no Estádio Ribeirão em partida ocorrida em 16 de novembro de 2013. Participaram do certame o São Raimundo EC, Progresso, Grêmio Atlético Sampaio, Baré EC, AE Real, River, Atlético Roraima e Rio Negro. É possível que o Náutico tenha participado, pois o clube fez a inscrição e seus jogos estavam na tabela.

Sub/20 Jogo do São Raimundo contra o GAS
Foto: Nailson Wapichana, divulgada no GE Roraima 

Sub/20, vitória do São Raimundo contra o Baré por 4x0
Foto: Raustman Gondim, divulgado no BV News

São Raimundo EC, Campeão Sub/20 de 2013
Foto: Nailson Almeida, divulgada no GE Roraima.


No feminino o Atlético Roraima disputou a Copa do Brasil, já o campeonato roraimense foi disputado por Náutico, Atlético Roraima, São Raimundo e Rio Negro com o titulo ficando em posse do São Raimundo Esporte Clube e o vice com o Atlético Roraima Clube. Nesta ano houve as disputas do campeonato estadual de Beach Soccer ficando o titulo feminino com o São Raimundo.

São Raimundo Campeão Roraimense Feminino de 2013
Foto: Nailson Wapichana, divulgada no GE Roraima 

Na Copa Boa Vista de Futebol Amador chegaram as semifinais as equipes do Tiradentes, Norte Sport, Barcelona e Jockey, a final foi disputada entre Barcelona e Tiradentes com o titulo ficando com o Barcelona.

Campeonato Amador de 2013
Tiradentes x Norte Sport pela semifinais
Foto: Nailson Wapichana, divulgada no GE Roraima

Neste ano ocorreu a primeira edição do Campeonato Peladão, onde na categoria adulto o Bagaceira foi o campeão ao vencer o La-Coronha na final, ficando o Barcelona em terceiro lugar. Já na categoria Sub-13 a Escolinha do Flamengo foi o campeão ao derrotar a Escolinha do Cruzeiro na final. Na categoria Sub-15 a Escolinha da AABB venceu Escolinha do Real e foi a grande campeã. Ao todo nas três categorias participaram 64 times.
Bagaceira, campeão do peladão de 2013
Foto: Valdeane Rocha, divulgada no GE Roraima



Em 2014 Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista) foram os participantes do estadual, com o titulo ficando com o São Raimundo EC, com o vice campeonato ficando com o Náutico, tendo com artilheiro o atleta Rafael Barros do São Raimundo com nove gols. 


São Raimundo Campeão Roraimense de 2014
Foto: Revista Placar

Na categoria Sub/20 o campeão também foi o São Raimundo, onde participaram do  certame o AE Real, Baré EC, São Raimundo EC, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico, Progresso, Atlético Roraima, River EC e Rio Negro. No feminino São Raimundo disputou a Copa do Brasil por ter vencido o estadual do ano passado, não havendo o campeonato roraimense deste ano.


São Raimundo tricampeão Sub/20
Bacural se empolga e tira a camisa após marcar golaço contra o Náutico, no Ribeirão 
Foto: Lucas Luckezie, publicado na Folha de Boa Vista

São Raimundo tricampeão Sub/20
Foto: Nailson Wapichana, divulgada no GE Roraima 

Final do Sub/20 São Raimundo 3x1 Náutico
Foto: Nailson Wapichana, divulgada no GE Roraima 

Neste ano ocorreu a Segunda Copa Boa Vista de Futebol Amador, com o Racing sendo o campeão ao derrotar a Lázio na final. Também foi disputado a primeira edição do Sub/12 masculino, onde o Flamengo derrotou o Extremo Norte e foi campeão, entre os participantes estavam: Flamengo, Extremo Norte, Cruzeiro, União, América entre outros.

Final do Sub/12 Flamengo X Extremo Norte
Foto: Semuc/PMBV


Racing Campeão Municipal de 2014
Foto: Ivonísio Junior, divulgado no GE Roraima


Dentre as competições amadoras ocorridas em Boa Vista tivemos a segunda edição do Peladão, na categoria Sub/15 o São Raimundo EC venceu o Flamengo e foi o campeão. Na categoria Sub/13 o Flamengo venceu o Cruzeiro e foi o campeão. Já no Sub/10 a final foi entre o Flamengo do Jardim Floresta contra o Flamengo da Pavariana. No adulto, após um empate em 0x0 o Guarani da Serra derrotou o Bagaceira nas penalidades por 4x2 e foi o campeão. Já no Feminino o São Raimundo foi o campeão ao vencer por WXO o Atlético Roraima na final, essa competição foi organizada pela Liga de Futebol Amador Jardim Caranã (Lifajc). Essa entidade também promoveu a Copinha da Lifajc, no Sub/12 o Flamengo foi o campeão ao vencer o Real por 3x0, onde participaram o Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Primavera, Real, Esporte Brasil e Unidos, já no Sub/14 o campeão foi o Primavera ao vencer o Real por 1x0, nesta categoria participaram Extremo Norte, Águia, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Primavera e Real.


Final do Peladão Sub/15 São Raimundo x Flamengo
Foto: Nailson Wapichana, divulgado no GE Roraima

Flamengo Campeão Sub/13 do Peladão
Foto: Heriane Cantanhede, divulgado no GE Roraima

Guarani da Serra, campeão do Peladão de 2014
Foto: Nailson Wapichana, divulgado no GE Roraima

São Raimundo campeão do Peladão Feminino de 2014
Foto: divulgada no GE Roraima



O certame de 2015 teve os seguintes participantes Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O campeão foi o Náutico FC com o São Raimundo sendo o vice. Rafael Barros do São Raimundo foi o artilheiro com  12 gols. 


Náutico Campeão Roraimense de 2015
Foto: GE Roraima

Náutico Campeão Roraimense de 2015
Fonte: Anotando Futbol

Náutico Campeão Roraimense de 2015
Fonte: Edições dos Campeões da Revista Placar

Na categoria Sub/20 o titulo ficou com o São Raimundo EC que derrotou o Grêmio Atlético Sampaio na final por 4x0, tornando-se tetracampeão invicto.. Participaram do certame o GAS, São Raimundo, Náutico, Baré, River e Atlético Roraima.

São Raimundo, Campeão Roraimense Sub/20
Foto divulgada no BV News

São Raimundo, Campeão Roraimense Sub/20
Foto divulgada nohttp://portalamazonia.com


No feminino três clubes participaram, sendo o São Raimundo, Atlético Roraima e Rio Negro, o campeão foi o São Raimundo onde na ultima partida da competição goleou o Rio Negro por 14x1, o vice campeão ficou com o Atlético Roraima. O São Raimundo neste ano disputou a Copa do Brasil.

São Raimundo, Tetracampeão Roraimense Feminino
Foto: Lucas Luckezie, divulgada no Folha de Boa Vista

Nesta no houve as disputas do Primeiro Campeonato Municipal Feminino de Boa Vista, com os seguintes clubes:  Anauá, Milan, Tiradentes, São Raimundo, União, Atlético Roraima, Cristal, Meninas Cidadão e Valência, o campeão foi o São Raimundo. No masculino o campeão foi o Barcelona que derrotou o Norte Sport, onde participaram times filiados à Liga de Futebol Amador de Roraima (Lifaer), Liga de Futebol Amador de Boa Vista-RR (Lifabv) e convidados. Na categoria sub/12 o Flamengo foi o campeão.

Futebol Feminino do São Raimundo em 2015
Foto: Nailson Wapichana

Barcelona campeão de Boa Vista de 2015
Foto: Igorh Martins, publicada na Prefeitura de Boa Vista

Lifaer

Já o Campeonato Peladão foi disputado, mas não encontrei os campeões, porém participaram deste certame várias equipes, entre as mesmas estavam:  Águia do Centenário, Babilônia, Bagaceira, Barcelona, BARR, Bom Futuro, Bom Senso, Borussia, Botafogo, Codesaima, Criciúma, CTG, Elite, GRAP, IFRR, Juventude, Monte Roraima, Mucajaí, Mustangs, Os Badalados, Puerinha, Resto do Mundo, São Paulo e Vista Alegre.

Logotipo do Peladão

Escudo da LIFAJC



O Campeonato Roraimense de Futebol de 2016 apenas quatro clubes disputaram, sendo eles: Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista), os artilheiros foram Eduardo Magrão do Náutico e Thiago Paraná do Baré EC com quatro gols, a equipe do São Raimundo EC foi o campeão após um empate em 2x2 com o Baré EC, o clube ganhou nas penalidades por 3x2. 


São Raimundo, Campeão Roraimense de 2016
Foto: Prefeitura Municipal de Boa Vista

São Raimundo, Campeão Roraimense de 2016
Fonte: Edições dos Campeões da Revista Placar

A equipe do São Raimundo venceu o campeonato roraimense Sub/20, com o Náutico sendo vice campeão, participaram do certame as equipes do São Raimundo EC, Náutico FC, AE Real, Baré EC, Atlético Roraima e Rio Negro.

São Raimundo, Campeão Roraimense Sub/20
Foto: Tércio Neto, divulgado no GE Roraima

No feminino São Raimundo disputou a Copa do Brasil por ter sido campeão estadual do ano passado. Neste ano houve as disputas do Campeonato Municipal de Futebol Feminino de Boa Vista, o titulo ficou com o Atlético Roraima que derrotou o Valência por 2x1, o São Raimundo foi o terceiro colocado. Participaram do certame as equipes do Anaua, Milan, Tiradentes, São Raimundo, União, Atlético Roraima, Cristal, Meninas do Cidadão e Valência. Já no masculino o campeão amador foi a equipe do Barcelona que venceu o Norte Sport nas penalidades por 4x3. Já na categoria Sub/12 masculino o Flamengo venceu o Extremo Norte por 4x2 e foi campeão de Boa Vista.

Equipe feminina do São Raimundo em 2016
Participante do Campeonato Municipal de Boa Vista
Foto publicada no GE Roraima

Atlético Roraima Campão Municipal Feminino de 2016
Foto: Lucas Amâncio

Flamengo campeão Sub/12 de 2016
Foto: Lucas Amâncio publicado no GE Roraima


Final de 2016, Barcelona e Norte Sport , o Barcelona  foi o campeão
Foto: Fernando Teixeira



Para o certame de 2017 competiram a Associação Esportiva Real (São Luís do Anauá), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista), com o São Raimundo sendo bicampeão estadual, após empatar em 3x3 com o Baré EC a equipe ganhou nos pênaltis por 4x3, e o atleta Viny do São Raimundo foi o artilheiro do campeonato com nove gols.


São Raimundo, bicampeão estadual
Foto: Bruno Willemon, divulgada no CE Roraima.

São Raimundo, bicampeão estadual
Fonte: Edições dos Campeões da Revista Placar

A equipe do São Raimundo ganhou também o titulo do sub/20 sendo hexacampeão, na final do segundo turno que definiu o campeonato, o clube goleou o Baré EC por 7x1. Participaram da competição quatro clubes, sendo eles: Atlético Roraima Clube, Grêmio Atlético Sampaio, Baré EC e São Raimundo EC.

São Raimundo EC, Campeão Sub/20 
Foto: Denilson Sabino

Já no feminino o São Raimundo foi o campeão estadual ao vencer o Atlético Roraima por 3x0, participaram do certame o São Raimundo EC, Atlético Roraima Clube e River EC, no primeiro turno houve uma goleada de 18 a 01 que o Atlético Roraima aplicou no River EC.

São Raimundo EC, Campeão Feminino de 2017
Foto: Wilson Barbosa

No certame amador de Boa Vista de 2017, o Barcelona foi o campeão municipal no masculino ao vencer  o Bonfim por 1x0, no feminino o São Raimundo venceu o Atlético Roraima nos pênaltis por 3x0 e ficou com a taça. Na categoria Sub/12 o campeão foi o Flamengo ao vencer o Extremo Norte por 2x1.

São Raimundo, Campeão Municipal de 2017
Foto divulgada no GE Roraima

Flamengo, Campeão Municipal de 2017
Foto divulgada no GE Roraima




No ano de 2018 tivemos a participação da Associação Esportiva Real (São Luís do Anauá), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). Neste certame tivemos dois clubes de Boa Vista com sede em Caracaraí. Os artilheiros foram Alex do GAS e Raí do São Raimundo com seis gols. O São Raimundo foi tricampeão estadual com o Atlético Roraima sendo vice.


Campeão Roraimense de 2018 - São Raimundo EC
Fonte: Edições dos Campeões da Revista Placar

No Sub/20 o São Raimundo foi heptacampeão ao vencer o Baré EC na final por 1x0, s artilheiros do certame foram os atletas Matheus Tomaz e Jardeson Silva ambos do São Raimundo com oito gols, os participantes foram: Baré, Náutico, Real, Rio Negro, São Raimundo, Atlético Roraima, Grêmio Atlético Sampaio e River.

Campeonato Sub/20 Final
Alex, do Baré, e Renan, do São Raimundo, em disputa pela bola
 Foto: Ivonisio Lacerda Jr, divulgado no GE Roraima

São Raimundo Heptacampeão Roraimense Sub/20
Foto: Ivonisio Lacerda Jr, divulgada no GE Roraima

No feminino o São Raimundo ficou com o titulo do campeonato estadual, onde participaram o Atlético Roraima Clube, o River Esporte Clube e o São Raimundo EC.

São Raimundo Campeão Estadual Feminino de 2018
Foto: Johann Barbosa, divulgada no GE Roraima

No campeonato municipal de Boa Vista o São Raimundo foi o campeão feminino com o Atlético Roraima sendo vice, no masculino o Norte Sport foi o campeão com o Barcelona sendo vice. No Sub/12 masculino chegaram as semifinais as equipes do Flamengo, Primavera, Sampaio Correa e Extremo Norte, o Flamengo foi tricampeão.

São Raimundo Feminino Campeão Municipal de 2018
Foto: Lifaer divulgada no GE Roraima

Atlético Roraima, foto acima e São Raimundo, foto abaixo, finalistas do municipal de 2018
Foto: Montagem/Divulgação/Lifaer, divulgado no GE Roraaima

Norte Sport, foto acima e Barcelona, foto abaixo, finalistas do municipal de 2018
Foto: Montagem/Divulgação/Lifaer, divulgado no GE Roraaima

Flamengo Campeão Sub12
Foto divulgada no GE Roraima



O campeonato estadual de 2019 participaram Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Caracaraí), Náutico Futebol Clube (Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista). O São Raimundo foi tetracampeão roraimense, com o Baré ficando com o vice campeonato. O atleta Monga do São Raimundo foi o artilheiro com seis gols. 


Logo do Campeonato de 2019


São Raimundo, Campeão de 2019
Fonte: Edições dos Campeões da Revista Placar

José Gama Xaud, mais conhecido como Zeca Xaud, de 74 anos, 
foi reeleito em 1º de janeiro de 2019 pela 13ª vez como presidente da Federação Roraimense de Futebol
Foto: Folha de Boa Vista


Neste ano houve a disputa do primeiro campeonato roraimense Sub/17 onde o São Raimundo foi o campeão ao derrotar na final o Atlético Roraima. Porém a competição foi para os tribunais e segundo o Roraima em Foco, o Atlético Roraima ficou com o titulo e a vaga no Sub/17 para Copa do Brasil, após o mundão ser condenado pelo TJD, devido ter utilizado dois atletas irregulares na segunda e terceira rodada do segundo turno, sendo penalizado com seis pontos. Nesta competição participaram: Atlético Roraima, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico e São Raimundo.


São Raimundo, campeão estadual Sub/17
Foto: Bennison de Santana/Folha BV

Atlético Roraima Clube, equipe Sub/17, Titulo no TJD e vaga na Copa do Brasil
Foto: Wilson Barbosa, publicado em 19 de julho de 2019 no Roraima em Foco.

No Campeonato Roraimense Sub/20 se inscreveram cinco clubes sendo eles; Atlético Roraima, Grêmio Atlético Sampaio, Náutico, Rio Negro e São Raimundo, a competição iniciará em setembro.

Já na Copa Boa Vista de Futebol Amador promovido pela Liga de Futebol Amador do Estado de Roraima (Lifaer), participaram os seguintes clubes:
Sub/12 - Masculino: E. Olimpic de Grillon FC, EF Flamengo, EEC Extremo Norte, EF Fluminense, E. Sampaio Corrêa FC, E. Cruzeiro FC, E. São Raimundo EC, ESE Barcelona, E. Vila Olímpica EC, E. Tiradentes FC, E. Cristal FC, E. Barcelona FC, EF Sesc e EAD Boa Vista. 
Adulto Feminino: Atlético Roraima Clube, Atlético Valência EC, CFR Real Madrid Eficaz, Milan FC, Meninas do Cidadão FC, São Caetano FC, São Raimundo EC, Tiradentes FC, União EC e Clube Atlético Independente.
Adulto Masculino: AEFC Guarani, Alto Alegre FC, América FC, AD Boa Vista, Atlético de Madrid FC, Audax FC, Barcelona FC, Bets Roraima FC, Bonfim EC, Brasil FC, Brasileirinho FC, BARR, Cristal, CER Pintolândia, EC Atalanta, EC Geração, EC Panathinaikos, GE Universitário, Guarani Junior FC, Juventude SC, Lazio EC, Napoli, Norte SC, OS Badalados FC, Paraná FC, Primavera FC, Real Madrid EC, Rio Branco FC, Sampaio Corrêa, Santiago EC, São Caetano FC, São José FC, SE Caburaí, Tiradentes FC, União EC e Vila Nova FC.


Resumo do Futebol Roraimense nos Anos 2010:

Campeonato Roraimense de Futebol Profissional
Campeonatos disputado: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Clubes Existentes Filiados a FRF, Participante do Campeonato Profissional: Associação Esportiva Real (São Luís do Anauá), Atlético Progresso Clube (Mucajaí), Atlético Rio Negro Clube (Boa Vista), Atlético Roraima Clube (Boa Vista), Baré Esporte Clube (Boa Vista), Grêmio Atlético Sampaio (Boa Vista), Náutico Futebol Clube (Boa Vista/Caracaraí) e São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista).

Clube Licenciado da FRF: River Esporte Clube (Boa Vista)

Clubes Femininos Existentes em Roraima: Anauá, Atlético Roraima Clube, Atlético Valência EC, Baré EC, Cristal, Clube Atlético Independente, Meninas do Cidadão, Milan, Náutico, CFR Real Madrid Eficaz, Rio Negro, River EC, São Caetano FC, São Raimundo EC, Tiradentes FC e União EC.


Clubes Amadores: EC Atalanta, Alto Alegre FC, América FC, Atlético de Madrid FC, Audax FC, Águia do Centenário, AD Boa Vista, Babilônia, Bagaceira, Barcelona FC, BARR, Brasil FC, Brasileirinho FC, Bonfim EC, Bets Roraima FC, Bom Futuro, Bom Senso, Borussia, Botafogo, SE Caburaí, Codesaima, Criciúma, Cristal, CTG, Elite, EC Geração, GRAP, AEFC Guarani, Guarani da Serra, Guarani Junior FC, IFRR,  Jockey, Juventude SC, La-Coronha, Lázio EC, Monte Roraima, Mucajaí, Mustangs, Napoli, Norte Sport, Os Badalados FC, Paraná FC, Primavera FC, EC Panathinaikos, CER Pintolândia, Puerinha,  Racing, Resto do Mundo, Real Madrid EC, Rio Branco FC, Sampaio Corrêa, Santiago EC, São Caetano FC, São José FC, São Paulo, Tiradentes FC, GE Universitário, União EC, Vila Nova e Vista Alegre.


Clubes de Escolinhas: AABB, Águia, América, AD Boa Vista, Barcelona FC, SE Barcelona, Cristal, Cruzeiro, Esporte Brasil, Extremo Norte, Flamengo (Jardim Floresta), Flamengo (Pavariana), Fluminense, Olimpic de Grillon FC, Primavera, Real, Sampaio Correia, São Raimundo EC, SESC, Tiradentes FC, União, Unidos e Vila Olímpica EC.


Divisões: Primeira Divisão.

Campeões:
2010 - Baré Esporte Clube (Boa Vista)
2011 - Associação Esportiva Real (São Luís do Anauá)
2012 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
2013 - Náutico Futebol Clube (Caracaraí)
2014 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
2015 - Náutico Futebol Clube (Caracaraí)
2016 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
2017 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
2018 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
2019 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)


Títulos:
06 - São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista)
02 - Náutico Futebol Clube  (Caracaraí)
01 - Baré Esporte Clube (Boa Vista) 
01 - Associação Esportiva Real (São Luís do Anauá)




Futebol por Município em Roraima

Mapa: assiscabral.com



Alto Alegre

O futebol no município de Alto Alegre é bastante  popular, havendo o campeonato municipal, os jogos acontecem no Estádio Santanão, no ano de 2019 treze clubes participaram do certame entre elas Mustangs e Santa Luzia.

Campeonato Municipal de Alto Alegre 2019, Mustangs e Santa Luzia
Foto: Kamila Carvalho, divulgada na página da Prefeitura Municipal de Alto Alegre


Amajari

Em Amajari existe a LIFAMA - Liga de Futebol Amador de Amajari, que promove os eventos futebolisticos na cidade. Entre as equipes existentes temos o IFRR que participou em Boa Vista dos Jogos Internos dos campos IFRR em 2019 e o Guariba na comunidade do mesmo nome. Nos eventos promovidos estão os Jogos Indígenas de Amajari, e o Campeonato de Futebol Soçaite havendo as disputas também no feminino.

Logo da Liga de Futebol de Amajari

Futebol feminino em Amajari
Foto: Jonisson Trajano, divulgada no Faceboock



Boa Vista

Boa Vista é a capital de Roraima, onde fica a sede da Federação Roraimense de Futebol e dos principais clubes profissionais do estado, havendo inúmeros equipes amadoras filiadas a Liga de Futebol Amador de Roraima (Lifaer), Liga de Futebol Amador de Boa Vista-RR (Lifabv) e  Liga de Futebol Amador Jardim Caranã (Lifajc). As competições futebolísticas tiveram como palcos no passado o Campo de Futebol de Boa Vista do Rio Branco, o Estádio da Federação Riobranquense de Futebol, e o Estádio João Mineiro. Atualmente existem o  Estádio Flamarion Vasconcelos também conhecido como Estádio do Canarinho, que de 1975 a 1998 chamava-se Estádio 13 de Setembro, o Estádio Raimundo Ribeiro de Sousa, conhecido como Estádio Ribeirão e o Estádio Roberto Marinho conhecido como Vila Olímpica. Os clubes de Boa Vista disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol da Série D, Copa do Brasil e Copa Verde.

Jogo do São Raimundo/RR pela Copa do Brasil contra o Boa Esporte/MG em 2017
Foto divulgada no Correio do Sul


Bonfim

Existe na cidade a Lifambon-Liga de Futebol Amador do Município de Bonfim, que é responsável pelo futebol local. No certame de 2015 vinte e sete clubes participaram, tendo como palco principal o Estádio Abraão Félix Lima. O campeão foi o ABC com o UFJ sendo vice e o Guarani ficou com a terceira colocação.

Estádio Abraão Félix Lima

Foto divulgada no GE Roraima.


Cantá

No município de Cantá a Prefeitura Municipal em 2018 teve a Escolinha Aluno Show de Bola, que desenvolveu o futebol para diversas crianças na cidade. Ente as equipes existentes em Cantá temos o Santa Cruz FC da comunidade de Canauanim.

Escolinha Aluno Show de Bola
Foto: Prefeitura Municipal de Cantá


Caracaraí

O município de Caracaraí adotou o Náutico Futebol Clube de Boa Vista como sede desde 2012, vindo este clube atuar pelo Campeonato Roraimense de Futebol representando esta cidade, sendo campeão em 2013 e 2015. Já o Campeonato Municipal disputado desde 2003 é o principal evento futebolístico, onde o Ajax é o maior vencedor tendo cinco títulos, entre eles o de 2011 onde venceu o Roraiminha nas penalidades e foi bicampeão. Rio Branco, Estrela do Norte, Roraiminha FC, Ajax, Confiança, Esporte, Vista Alegre e Cidade Porto são alguns clubes deste município, o estádio da cidade chama-se Vidal Rodrigues.


Ajax, maior vencedor do campeonato municipal


Romero Jucá, senador de Roraima em 2012
Inauguração do Estádio de Caracaraí
Foto divulgada em http://romerojuca.com.br/


Caroebe

O Futebol em Caroebe teve em 2015 dez clubes participando do campeonato municipal onde o Camões foi o grande campeão ao vencer o Nova Aliança no Estádio Fabiano Santiago de Araújo por 4x1. O terceiro lugar ficou com o Atlético Roraima e a quarta colocação com a equipe do Jatapú da comunidade de Entre Rios.

Camões campeão de Caroebe de 2015
Foto divulgada no BV News



Iracema

Existe a Liga de Futebol Amador do Município de Iracema, promove o futebol na cidade.  Entre os clubes praticantes temos o Campos Novos FC da comunidade de Campos Novos, o Rexona Master e o São Caetano Futebol Clube que participou da Copa Roraima de Futebol Infantil em 2015.

Rexona Master, clube de Iracema, RR

Estádio Municipal de Iracema
Foto: Tiago Orihula


Mucajaí

Desde 1995 quando o futebol roraimense se profissionalizou que a cidade de Mucajaí frequentemente participa do certame estadual tendo como representante o Atlético Progresso Clube. Já o campeonato municipal de futebol  é tradicional e em 2017 foi disputado a 19ª edição pelos clubes Ala Jovem, Elite, Nova Aliança, Borel, Bandeirantes, Força Jovem, Vila Nova, Roxinho, Real Mucajaí, Liverpool, Celtic e Beira Rio. Na final o Bandeirantes venceu o Real Mucajaí nas penalidades e foi o campeão em jogo realizado no Estádio Sabinão.

Progresso de Mucajaí, 
já disputou o Campeonato Brasileiro da Série C em 1995, 1997 e 2008

Bandeirantes, campeão municipal de Mucajaí em 2017
Foto divulgada na Folha de Boa Vista



Normandia

Na cidade de Normandia existem os eventos futebolísticos voltados para seus munícipes, sendo praticados por crianças, adolescentes e adultos na sede e nas comunidades, tendo como destaque a equipe da tribo Macuxi.

Equipe de Futebol da Tribo Macuxi
Foto: Antonio Gaudério divulgada em http://www.iea.usp.br/

Futebol Feminino em Normandia em 2014
Foto divulgada por Socorro Guerra Azevedo 



Pacaraima

No extremo norte do Brasil vem uma polêmica futebolística devido a construção do campo de futebol de Pacaraima, situado na Rua Castanheira, onde segundo Samuel Almeida "custou aos cofres públicos mais de R$ 2.000.000,00 que foi construído ao lado de um LIXÃO., que se encontra nessas condições". Existe na cidade o Campo do 3º PEF - Pelotão Especial da Fronteira, onde atua o Torino SC de Pacaraima.

Campo de Futebol de Pacaraima
Foto: Samuel Almeida

Torino SC de Pacaraima


Rorainópolis

Neste ano de 2019 a Prefeitura Municipal de Rorainópolis anuncia os investimentos nos campos de futebol da Vila Martins Pereira e Vila do Equador. Entre os clubes existentes na cidade temos o Grêmio Esportivo Rorainópolis, fundado em 07 de junho de 2018. 


Futebol na Vila Martins Pereira em Rorainópolis, ao centro o Prefeito Leandro e o 
Deputado Federal  Edio Lopes
Foto: Sirley Barros, divulgada no Roraima em Foco


Arena Esportiva Carlão em Rorainópolis
Capacidade para duas mil pessoas
Foto divulgada na Folha de Boa Vista

GER de Rorainópolis


São João da Baliza

Em São João da Baliza existem os clubes Bola de Ouro, Baliza, Futebol Clube Wai Wai City e o Vila Nova, entre outros. Em 2019 houve uma disputa de um certame municipal. No Campeonato Intermunicipal denominado de Copa Sul Roraima, programado para ter a primeira edição em 2019 a cidade  tem o direito de ter quatro representantes disputando a mesma.

Wai Wai City de São João da Baliza
Foto divulgada por Jairo Lewandowski 

Futebol feminino em 2018 em São João da Baliza
Amigas do Bola de Ouro x Amigas da Baliza
Foto: Amazon Produções


São Luis do Anauá

Os clubes Esporte Jovem e Limitados participam da recém criada Copa Sul Roraima de 2019. No profissionalismo a equipe da Associação Esportiva Real foi campeão roraimense de 2011, a equipe veio a disputar a Copa Brasil em 2012, sendo eliminada na primeira fase pelo Clube do Remo/PA.

Logo da Copa Sul Roraima 2019

Estádio do São Luiz do Anauá
Foto divulgada por Bernardo Silva

Real/RR X Remo/PA, Copa do Brasil de 2012
Foto: Marcelo Seabra, divulgado na Futura Press

Uiramutã

Em 2019 o São Raimundo EC de Boa Vista fez uma avaliação com atletas na cidade, onde cinco foram aprovados, passando para uma segunda fase avaliativa em Boa Vista. Nesta cidade são realizados competições esportivas como torneios para os seus munícipes, entre as equipes existentes o Nova Aliança da comunidade de Nova Aliança, Água Fria da comunidade de Água Fria e o PEF - Pelotão Especial de Fronteiras.
Equipe de Futebol no campo de Uiramutã
Foto: Roniere Oliveira

Equipes participando da abertura de um torneio de futebol em Uiramutã
Foto: João Sebastião

Futebol Feminino de Camararem - Uiramutã
Foto: Pedro Lu




Lista de Campeões de acordo com os diversos pesquisadores

Ano
Campeão
Referencia
001
1920
Sem informações

002
1921
Sem informações

003
1922
Sem informações

004
1923
Sem informações

005
1924
Rio Branco SC
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol e Jornal o Estado do Amazonas/AM.
Desconhecido
006
1925
Rio Branco SC
Wikipédia, RSSSF Brasil e Campeões do Futebol, Jornal o Estado do Amazonas/AM e Revista Redenção/AM.
Club Negro
007
1926
Club Negro
Wikipédia, RSSSF Brasil e Campeões do Futebol e Revista Redenção/AM.
Desconhecido
008
1927
Desconhecido

009
1928
Desconhecido

010
1929
Desconhecido

011
1930
Desconhecido

012
1931
Desconhecido

013
1932
Desconhecido

014
1933
Desconhecido

015
1934
Desconhecido

016
1935
Desconhecido

017
1936
Desconhecido

018
1937
Caxias FC
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal do Comercio/AM.
019
1938
Desconhecido

020
1939
Desconhecido
Revista Placar.
021
1940
Desconhecido

022
1941
Desconhecido

023
1942
Desconhecido

024
1943
Desconhecido

025
1944
Desconhecido

026
1945
Desconhecido

027
1946
Atlético Roraima
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal do Sports/RJ.
028
1947
Desconhecido

029
1948
Atlético Roraima
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal do Sports/RJ.
030
1949
Atlético Roraima
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal do Sports/RJ.
031
1950
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Spot Ilustrado/RJ
032
1951
Atlético Roraima
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal do Sports/RJ.
033
1952
Rio Branco
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal o Átomo/RR.
034
1953
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal o Átomo/RR.
035
1954
Baré
Wikipédia, Jornal o Globo/RJ, Jornal do Comercio/AM e Jornal o Átomo/RR
Atlético Roraima
Anual do Esporte Ilustrado/RJ
Rio Branco
Futebol Nacional
036
1955
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional, Jornal o Átomo/RR e Globo Esporte/RO.
037
1956
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Globo Esporte/RO.
038
1957
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Globo Esporte/RO.
039
1958
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Globo Esporte/RO.
040
1959
Desconhecido
RSSSF Brasil, Campeões do Futebol e Futebol Nacional.
Não Realizado
Wikipédia e Jornal o Globo/RJ.
041
1960
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional, Click nos Campeões e Jornal do Sports/RJ.
042
1961
Baré

Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Folha Esportiva/RR.
Atlético Roraima
Click nos Campeões
043
1962
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Futebol Nacional, Campeões do Futebol e Jornal do Comércio/AM.
Atlético Roraima
Click nos Campeões e Futebol Nacional.
Flamengo
Fontes duvidosas.
044
1963
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Futebol Nacional, Campeões do Futebol e Jornal do Comércio/AM.
São Francisco
Click nos Campeões.
045
1964
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional, Click nos Campeões, Revista do Esporte/RJ e Jornal do Comércio/AM.
046
1965
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol, Futebol Nacional, Click nos Campeões e Revista do Esporte/RJ.
047
1966
Baré
Wikipédia, Click nos Campeões, Campeões do Futebol e Jornal do Rádio/RR.
Desconhecido
Futebol Nacional, RSSSF Brasil.
048
1967
Náutico
Wikipédia, RSSSF Brasil e Campeões do Futebol
Baré
Click nos Campeões e Futebol Nacional.
049
1968
Baré

Wikipédia, RSSSF Brasil, Campeões do Futebol e Jornal do Comércio/AM.
Náutico
Futebol Nacional e Click nos Campeões.
050
1969
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Click nos Campeões, Futebol Nacional e Jornal do Comércio/AM.
GAS
Revista Placar.
051
1970
Baré
Wikipédia, RSSSF Brasil, Click nos Campeões, Futebol Nacional, Campeões do Futebol e Jornal do Comércio/AM.
052
1971
Cancelado
RSSF Brasil
Baré e Atlético Roraima
Wikipédia
Baré ou Cancelado
Campeões do Futebol
Baré
Revista Placar
053
1972
Baré
Wikipédia, Click nos Campeões, Campeões do Futebol, Futebol Nacional e Jornal do Rádio.
Atlético Roraima
Jornal do Comércio/AM.
054
1973
São Francisco

Click nos Campeões, Campeões do Futebol e Jornal do Rádio.
Desconhecido
Wikipédia, RSSF Brasil e Futebol Nacional.
055
1974
São Francisco
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
056
1975
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
057
1976
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
058
1977
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
059
1978
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
060
1979
River
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
061
1980
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
062
1981
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
063
1982
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
064
1983
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
065
1984
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
066
1985
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
067
1986
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
068
1987
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
069
1988
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
070
1989
River
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
071
1990
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
072
1991
Rio Negro
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
073
1992
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
074
1993
Baré 
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
075
1994
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
076
1995
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
077
1996
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
078
1997
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
079
1998
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
080
1999
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
081
2000
Rio Negro
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
082
2001
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
083
2002
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
084
2003
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
085
2004
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
086
2005
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
087
2006
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
088
2007
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
089
2008
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
090
2009
Atlético Roraima
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
091
2010
Baré
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
092
2011
Real
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
093
2012
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
094
2013
Náutico
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
095
2014
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
096
2015
Náutico
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
097
2016
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
098
2017
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
099
2018
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos
100
2019
São Raimundo
Federação Roraimense de Futebol adotado por todos


Lista de títulos de acordo com os diversos pesquisadores


Clube
Títulos
Dúvidas
Margens
Baré
1950, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1958, 1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972, 1982, 1984, 1986, 1988, 1993, 1994, 1996, 1997, 1999, 2006 e 2010.
1967
30 – 31
Atlético Roraima
1946, 1948, 1949, 1951, 1971, 1975, 1976, 1978, 1980, 1981, 1983, 1985, 1987, 1990, 1995, 1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008 e 2009.
1954, 1961, 1962, 1972 e 1993
22 – 27
Desconhecido
1925, 1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1933, 1934, 1935, 1936, 1938, 1939, 1940, 1941, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947 e 1959
1966 e 1973
21 - 23
São Raimundo
1977, 1992, 2004, 2005, 2012, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019.

10 – 10
Sem informações
1920, 1921, 1922 e 1923

04 – 04
Náutico
1967, 2013 e 2015.
1968
03 – 04
River
1979 e 1989
1994
02 – 03
Rio Branco SC
1924 ou 1925 e 1952
1954
02 – 03
São Francisco
1973 e 1974
1963
02 – 03
Rio Negro
1991 e 2000

02 – 02
Real
2011

01 – 01
Club Negro
1925 ou 1926

01 – 01
Caxias FC
1937

01 – 01
Cancelado
1971 – Deu prosseguimento em torneios
1971
01 – 01
Não Realizado

1959
00 – 01
Flamengo

1962
00 – 01
GAS

1969
00 – 01



Clubes Profissionais de Roraima – 1995/2019



Atlético Roraima Clube
Fundado: 01/10/1944
Boa Vista/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 25
1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Copa do Brasil: 08
1996, 1999, 2002, 2003, 2004, 2008, 2009 e 2010.

Campeonato Brasileiro Terceira Divisão: 05
1995, 1997, 2002, 2003 e 2004.

Campeonato Brasileiro Quarta Divisão: 02
2009 e 2019.

Copa Norte: 02
2001 e 2002.



Atlético Rio Negro Clube
Fundado: 26/04/1971
Boa Vista/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 21
1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2018 e 2019.

Copa Brasil: 01
2001

Campeonato Brasileiro Terceira Divisão: 01
2001

Copa Norte: 01
2000





Baré Esporte Clube
Fundado: 26/10/1946
Boa Vista/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 23
1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Copa Brasil: 05
1997, 1998, 2000, 2007 e 2011

Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange): 01
2000

Campeonato Brasileiro Terceira Divisão: 04
1995, 1996, 1997 e 1998.

Campeonato Brasileiro Quarta Divisão: 03
2016, 2017 e 2018

Copa Norte: 03
1997, 1999 e 2002



Associação Esportiva Real
Fundado: 11/05/2006
São Luiz do Anauá/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 04
2011, 2012, 2017 e 2018.

Copa Brasil: 01
2012



Atlético Progresso Clube
Fundado: 21/07/1959
Mucajaí/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 15
1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2018.

Campeonato Brasileiro Terceira Divisão: 02
1995 e 2008.



River Esporte Clube
Fundado: 17/07/1973
Boa Vista/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 06
2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008



Náutico Futebol Clube
Fundado: 22/12/1962
Caracaraí/RR - Boa Vista/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 20
1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Copa Brasil: 02
2014 e 2016

Campeonato Brasileiro Quarta Divisão: 04
2012, 2013, 2015 e 2016

Copa Verde: 02
2014 e 2016.
 


Grêmio Atlético Sampaio
Fundado: 11/06/1965
Caracaraí/RR - Boa Vista/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 23
1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019.

Campeonato Brasileiro Terceira Divisão: 01
1996



São Raimundo Esporte Clube
Fundado: 02/01/1963
Boa Vista/RR

Participações
Campeonato Roraimense: 22
1997, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

Copa Brasil: 07
2005, 2006, 2013, 2015, 2017, 2018 e 2019.

Campeonato Brasileiro Terceira Divisão: 03
2005, 2006 e 2007

Campeonato Brasileiro Quarta Divisão: 04
2014, 2017, 2018 e 2019.

Copa Norte: 01
1998

Copa Verde: 04
2015, 2017, 2018 e 2019.



O futebol roraimense tem muito ainda a ser descoberto,  esta pesquisa foi feita em material existente na internet, o autor deste trabalho nunca foi ao estado de Roraima assim como a maioria dos pesquisadores. Quando houver em Boa Vista um historiador apaixonado pelo futebol local acredito que muitas lacunas serão preenchidas e muitas duvidas serão esclarecidas.


Jorginaldo Moreira dos Santos 
02/10/2019


Referências
  • Francisco Cândido. Os primeiros veículos de Comunicação de Roraima. Boa Vista 2011.
  • Gazeta Esportiva, São Paulo,  03 de maio de 1956, na página 4
  • Jornal "A Capital" de Manáos, no dia 29 de agosto de 1917
  • Jornal dos Sports - Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1950, p. 2 -  05 de abril de 1961 - 15 de Outubro 1976. - 03 de maio de 1963, p.5 - 24 de julho de 1975, p.7
  • Jornal o Átomo de  06 de junho de 1953 p.2 - 17 de outubro de 1953, p.3 - 06 de junho de 1954, p.1 - 08 de agosto de 1954, p.3. - Abril de 1955, p.1
  • Jornal Diário de Pernambuco, 26 de agosto de 1979
  • Jornal Diário de Notícias do Rio de Janeiro de 30 de setembro de 1956, p.3 - 05 de abril de 1961, p. 18 -  04 de junho de 1961, p.3 -  05 de junho de 1961.
  • Jornal Diário do Acre, de 19 de outubro de 1983, na  p.8 - 08 de novembro de 1983, p.6
  • Jornal do Rio Branco, Janeiro e Fevereiro de 1917
  • Jornal O Estado do Amazonas publicado em 30 de Junho de 1925
  • Jornal O Globo do Rio de Janeiro de 14 de fevereiro de 1954
  • Jornal do Comércio - Manaus, Amazonas - 29 de Janeiro de 1967, 13 de junho de 1955 - 15 de setembro de 1963 - 1º de maio de 1964 - 07 de março de 1967 - 25 de outubro de 1969 p.2 - 16 de dezembro de 1970 - 03 de janeiro de 1971 - 19 de janeiro de 1971 - 28 de outubro de 1971, p.7 - 27 de novembro de 1971 - 20 de janeiro de 1972, p.7 02 de março de 1972, p 7 - 25 de março de 1972, p.7 - 26 de março de 1984, p.16
  • Jornal do Rádio, Boa Vista.
  • MAGALHÃES, Dorval de. Roraima: informações históricas. Rio de Janeiro: 1986. pág. 42 
  • Márcio Marco. O GloboEsporte.com Roraima (CE/RR). Análise e cobertura  do futebol profissional roraimense em 2015. Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.
  • O Paiz, 22 de junho de 1921, p.8.
  • RSSF Brasil - Campeonato Roraimense de Futebol
  • Revista Placar, 23 de julho de 1971, p.20 - 02 de dezembro de 1977 -  nº 1105, de julho de 1995, p.48.
  • Revista Redempção - Amazonas, 1926.
  • Revista do Esporte, Rio de Janeiro, 04 de setembro de 1965. - 1966 edição nº 358, p.24
  • Revista Sport Ilustrado, Rio de Janeiro, 1955, edição nº 006, p.76
  • Souza, Carla Monteiro de. Uma visão da Guiana Brasileira: a expedição de Hamilton Rice pela Amazônia. Boa Vista, 2012.
  • Walmir Pimentel, entrevista concedida em 07 de março de 2013, para ADRIANE FERNANDES BRITO,na monografia  MEMÓRIA E SOCIABILIDADE: O Estádio João Mineiro como espaço de integração social na década de 1960.


Links

Um comentário:

  1. Olá muito bom esse material. Parabéns. Só gostaria de fazer uma ressalva em 1993 e 1994 o Baré E. C. é que foi campeão estadual em Roraima.

    ResponderExcluir